A Capitania do Porto do Funchal emitiu esta quarta-feira um aviso de vento forte para a orla costeira da Madeira, indicando que a ondulação poderá atingir 3,5 metros na costa norte e 2,5 metros da zona sul.

O aviso, que foi emitido por indicação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vai estar em vigor até às 6h de quinta-feira.

A Capitania do Porto do Funchal recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas.

O IPMA emitiu também um aviso amarelo para as regiões montanhosas da ilha da Madeira por causa do vento forte de sudoeste, com rajadas até 95 quilómetros por hora, entre as 12h e as 18h desta quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estiveram sob aviso vermelho entre as 15h de segunda-feira e as 15h de terça-feira devido à chuva forte e persistente por causa da passagem da depressão Oscar, que provocou várias inundações e derrocadas, sendo que pelo menos 38 pessoas ficaram desalojadas.

Mau tempo deixa 38 pessoas desalojadas na Madeira. Tempestade Oscar leva a novo recorde de chuva em Portugal