Mais conhecido por Unabomber, Ted Kaczynski foi encontrado morto na cela da prisão. Tinha 81 anos. Estava preso, desde 3 de abril de 1996, acusado de homicídio de três pessoas e ferimentos de outras 23 ao ter enviado encomendas com 16 bombas caseiras entre 1978 e 1995.

Ainda não foi revelada a causa da morte, ainda que tenha sido noticiado (sem confirmação) que teria um cancro terminal. Foi encontrado às oito da manhã (horas locais) sem vida na cela numa cadeia hospitalar na Carolina do Norte, para onde tinha sido transferido em dezembro de 2021 de uma prisão de alta segurança no Colorado onde estava desde 1998.

Kaczynski confessou culpa em 1998, tendo sido condenado a prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional. Foi detido pelo FBI numa cabana no Montana onde foram encontrados engenhos para o fabrico das bombas caseiras, uma bomba que se preparava para ser enviada, milhares de páginas com anotações e que aparentava ser a redação original do manifesto que levou à sua detenção. Os agentes esperaram junto da casa de madeira um mês e a 3 de abril de 1996 prenderam Theodore Kaczynski, então com 53 anos. Doutorado em matemática, tinha sido professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley, mas nessa altura já não trabalhava há vários anos. Os vizinhos contaram, então, que ficava na cabana dias a fio, usava roupas pretas ou muito gastas e raramente falava. “Todos os cães o detestavam”, contou à CNN um desses vizinhos.

“Sociedade Industrial e o Seu Futuro”. Era como se chamava o manifesto que tornou Kaczynski um ativista e crítico social, mas também foi esse documento que permitiu a sua detenção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois dos atentados a um edifício federal em Oklahoma, o Unabomber volta a atacar com um pacote com uma bomba que matou um lobista da indústria de madeira em Sacramento e, dias depois, em abril de 1995 ameaçou fazer explodir um avião sobre Los Angeles se os jornais News York Times e Washington Post não publicassem esse manifesto de 35 mil palavras contra a tecnologia e contra a civilização moderna e a favor da natureza. Os dois jornais debateram-se com o problema, mas acabaram por publicar. E foi ao ver essa publicação que David Kaczynski, o seu irmão, estabeleceu relação e alertou o FBI.

O nome pelo qual ficou conhecido, Unabomber, está relacionado com os atentados que pretendia fazer. UN (Universidade) e A (Aviação) acrescido de bombista.

Oiça aqui o Cassete 60 onde se conta a história de Unabomber.

Unabomber, o pesadelo do FBI durou 18 anos