O Fórum anual do Banco Central Europeu (BCE) começa na segunda-feira, em Sintra, e decorre até quarta-feira, sob o signo da estabilização macroeconómica num ambiente de inflação volátil.

O tradicional evento do BCE junta governadores de bancos centrais, académicos, especialistas do mercado financeiro para debater sobre as principais questões de política monetária no atual contexto. O encontro tem lugar numa altura em que a inflação continua a centrar a atenção dos decisores, depois de ter dominado o debate no ano passado.

No final da tarde de segunda-feira, a presidente do BCE, Christine Lagarde, dará início aos trabalhos com um jantar de boas-vindas, durante o qual a vice-diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI) Gita Gopinath fará uma intervenção.

Na terça-feira, os trabalhos arrancam com um discurso de Christine Lagarde, que na semana passada, após a última reunião do Conselho de Governadores, anunciou uma subida das taxas de juro de 25 pontos base. Posteriormente e durante essa manhã serão discutidos temas como a política monetária perante múltiplos choques da oferta, a avaliação dos custos da inflação e alterações estruturais nos mercados de energia e implicações para a inflação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Líder do BCE admite que “mais pressões inflacionistas obrigariam a resposta mais forte”

O último dia do Fórum BCE ficará marcado pelo painel que reúne “pesos-pesados” da política monetária: Christine Lagarde, o presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, o governador do Banco do Japão, Kazuo Ueda, e o governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey.

Esse painel fechará os trabalhos, pelo que antes disso durante quarta-feira a normalização da política monetária também será discutida, assim como o “mix” entre a política monetária e orçamental em tempos de inflação e lições das experiências recentes nas previsões macroeconómicas.