Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

O líder supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, acusou esta quarta-feira os ocidentais de colocar em risco a vida de ucranianos em benefício exclusivo de empresas que vendem armas para Kiev.

Os ocidentais estão “a empurrar uma nação pobre como a Ucrânia (…) a lutar para encher os bolsos das empresas americanas de fabrico de armas”, disse o líder da República Islâmica num discurso a seminaristas e clérigos em Teerão. “Os ucranianos devem lutar e ser mortos para que as armas sejam vendidas”, insistiu.

Para Ali Khamenei, a guerra na Ucrânia é a prova da “continuação do comportamento colonial e predatório do Ocidente”.

Por ocasião da cimeira da NATO, que começou na terça-feira e termina esta quarta-feira em Vilnius, na Lituânia, os países do G7 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Canadá, Alemanha, Itália e Japão) comprometeram-se esta quarta-feira a fornecer apoio militar “a longo prazo” à Ucrânia, a fim de combater a ofensiva russa, iniciada em 24 de fevereiro do ano passado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Irão, que se aproximou de Moscovo nos últimos meses, afirma publicamente que não apoia nenhum dos lados do conflito.

NATO anuncia pacote de três passos para adesão da Ucrânia. Zelensky diz “compreender” que adesão não pode acontecer já

Mas os Estados Unidos acusam a República Islâmica de fornecer drones (aparelhos aéreos não tripulados) para as forças russas e ajudá-las a construir uma unidade para produzi-los, acusações que o regime de Teerão rejeita. “Hoje, felizmente, a vulnerabilidade do Ocidente é maior do que nunca”, disse Khamenei.

O líder supremo também acusou os “falsos defensores da democracia liberal” de continuarem a defender a colonização. “Os franceses cometeram crimes e mataram na Argélia por mais de 100 anos. Talvez dezenas de milhares de pessoas tenham sido mortas”, sustentou.

Uma avaliação divulgada na terça-feira pelos serviços secretos dos Estados Unidos revelou que o Irão não está atualmente a tentar fabricar armas nucleares, mas intensificou atividades que podem ajudar a desenvolvê-las no futuro.

“O Irão não está atualmente a realizar as principais atividades de desenvolvimento de armas nucleares que seriam necessárias para produzir um dispositivo nuclear testável”, de acordo com a sinopse não classificada do relatório, de duas páginas.

No entanto, continua a realizar “atividades de investigação e desenvolvimento que o podem aproximar da capacidade de produzir o material físsil necessário para concluir um dispositivo nuclear após a decisão de o fazer”, referiu o mesmo documento.

Por isso, o Irão continua a violar os termos do acordo nuclear de 2015, que firmou com as potências mundiais, do qual a administração norte-americana liderada pelo então Presidente Donald Trump se retirou unilateralmente em 2018.