A Polícia Judiciária (PJ) deteve seis homens, entre os 20 e os 40 anos, por suspeitas de rapto de uma mulher e de tráfico de droga e de armas na Lourinhã, no distrito de Lisboa, foi anunciado em comunicado nesta quarta-feira.

A Unidade Nacional Contra o Terrorismo (UNCT) da PJ executou 19 mandados de busca, 17 dos quais em residências, e cinco mandados de detenção, fora de flagrante delito, pela coautoria do crime de rapto. “Em flagrante delito por detenção de arma proibida, foi ainda detido um sexto indivíduo e apreendidas 4 armas de fogo”, acrescenta a PJ.

A operação desencadeada pela UNCT, com a colaboração da GNR, visou “desmantelar um grupo criminoso, na sequência de investigação iniciada em abril” após o rapto de uma mulher, “no âmbito da qual já se encontram presos preventivamente três arguidos”, explica a PJ em comunicado.

Segundo a Judiciária, esta investigação está ligada a um outro caso, iniciado em 2022, por suspeita de tráfico de armas. Em abril, três pessoas foram detidas, tendo um homem e uma mulher ficado em prisão preventiva e uma outra com apresentações bissemanais à polícia por suspeitas dos crimes de rapto e tráfico de droga na região.

O caso foi desencadeado pelo desaparecimento de uma mulher, com cerca de 20 anos, durante 48 horas, na Lourinhã, por suspeitas de rapto. Os alegados autores do rapto, um homem e duas mulheres, pediam pela libertação da jovem milhares de euros, o valor presumível que lhes devia pela compra de estupefacientes para consumir.

Numa altura em que a vítima foi deixada de forma temporária na sua casa, a GNR foi alertada, vindo a intercetar a viatura dos suspeitos e detendo-os. Na operação, foram apreendidas várias doses de cocaína, material utilizado na preparação das doses de estupefacientes, dezenas de munições e uma arma de fogo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR