Siga aqui o nosso liveblog sobre a guerra na Ucrânia

A Câmara Baixa do Parlamento da Rússia vai analisar a revogação da ratificação por Moscovo do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares, anunciou esta sexta-feira o presidente da Duma, Viacheslav Volodin.

Ponto de situação. O que aconteceu durante o 589.º dia de guerra?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Na próxima reunião do conselho de porta-vozes parlamentares da Duma vamos debater sem falta a revogação do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares”, anunciou Volodin através de um texto que difundiu esta sexta-feira através da rede social Telegram.

O presidente da Duma referiu ainda que o assunto diz respeito aos “interesses nacionais da Rússia e vai ser uma resposta aos Estados Unidos, que, até ao momento, não ratificou o tratado“.

Zelensky aceita convite de Marcelo para visitar Portugal

“A situação no mundo mudou. Washington e Bruxelas [União Europeia] iniciaram uma guerra contra o nosso país. Os atuais desafios exigem novas decisões”, ameaçou. Volodin acrescentou que o Presidente russo, Vladimir Putin, admitiu na quinta-feira a possibilidade de revogação da ratificação do tratado.

O chefe de Estado russo recordou que a União Soviética e os Estados Unidos assinaram em 1966 o tratado que só foi ratificado por Moscovo. “Esta é uma questão para os deputados da Duma. Teoricamente pode-se retirar a ratificação. Se o fizermos será suficiente”, disse Putin na quinta-feira.

Longe do campo de batalha, Ucrânia trava uma guerra judicial contra a Rússia que pode prolongar-se “por décadas”