O eurodeputado social-democrata Carlos Coelho quer ouvir as regiões e os municípios na elaboração das políticas da União Europeia, através de um inquérito às autarquias sobre os desafios da política de coesão.

O deputado português divulgou esta quinta-feira ter enviado a todos os presidentes de câmara do país um inquérito sobre “a avaliação, os desafios e o futuro da política Europeia de coesão“, com o objetivo de “entender a realidade regional da gestão e aplicação de fundos”.

Numa nota à imprensa, Carlos Coelho considera que a iniciativa demonstra “a vontade de ouvir e compreender os municípios portugueses, valorizando o seu contributo para a construção do projeto europeu”.

A iniciativa do social-democrata acontece numa altura em que a Comissão Parlamentar do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu está a desenvolver um relatório sobre a avaliação dos fundos de coesão do Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020.

Tratando-se do último relatório sobre a avaliação dos fundos de coesão da atual legislatura europeia, “vai ser a ferramenta de construção e recomendações para o futuro“, pode ler-se no comunicado, no qual Carlos Coelho considera “indispensável” envolver os municípios na construção do projeto europeu.

O deputado pretende com este inquérito “entender a realidade regional da gestão e aplicação de fundos“, num contexto em que com “a diversidade de processos democráticos a nível regional e local a legitimidade política dos representantes locais sai reforçada”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR