Uma criança de sete anos que estava internada desde sábado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), por suspeita de intoxicação alimentar grave, morreu na segunda-feira, confirmou, esta terça-feira, à agência Lusa fonte hospitalar. As causas estarão a ser investigadas e, nesta fase, estão sob suspeita as almôndegas que foram o jantar da família. Entretanto, o Ministério Público delegou a investigação deste caso na Polícia Judiciária, confirmou ao Observador a PJ de Coimbra.

A mãe, de 48 anos, continua em estado crítico, com “prognóstico clínico muito reservado”, enquanto o pai, de 44 anos, e um irmão mais velho, de 12 anos, tiveram alta e estão sob vigilância depois de também terem dado entrada naquela unidade de saúde no mesmo dia.

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) confirmou a intoxicação dos quatro elementos da família residente em Coimbra e anunciou, em comunicado, uma investigação para apurar as causas. “Foram colhidas amostras biológicas dos doentes em ambiente hospitalar para investigação da causa de intoxicação”, refere a nota emitida pelo departamento de saúde pública da ARSC.

O comunicado acrescenta que, no âmbito da investigação epidemiológica, “foram feitas visitas ao domicílio pela Unidade de Saúde Pública, com recolha de amostras alimentares (refeição suspeita e outros produtos consumidos em contexto familiar) e biológicas”, que foram encaminhados para os laboratórios de referência para pesquisa de agentes químicos e biológicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A agência Lusa apurou junto de fonte familiar que os sintomas surgiram após uma refeição de carne. A CNN Portugal, entretanto, noticiou que estão em análises amostras das almôndegas que os quatro comeram. A carne terá sido comprada pela mãe num estabelecimento comercial da zona. Porém, não há qualquer indicação de outras pessoas, de outras famílias, que tenham adoecido por consumirem carne do mesmo lote.

Citada pela CNN Portugal, o avô das crianças disse que a sua “nora comprou a carne no supermercado e picaram a carne lá. Depois, ela cozinhou e fez as almôndegas em casa”. Amândio Martins, de 69 anos, acrescentou que a informação que tem é que “os médicos dizem que é um bicho que ataca o coração”.

As suspeitas recaem sobre a última refeição – almôndegas com arroz branco – porque naquela quinta-feira a criança de sete anos apenas jantou com a família (não comeu o mesmo almoço). Sendo véspera de feriado, na noite em que comeram as almôndegas, uma amiga da escola da criança de 7 anos foi dormir a casa daquela família. Porém, já tinha jantado na sua própria casa.