A Câmara de Valongo vai ceder mil smartphones aos funcionários municipais para promover e aumentar a literacia digital, num investimento superior a 126 mil euros, revelou esta sexta-feira à Lusa o presidente da autarquia do distrito do Porto.

Segundo José Manuel Ribeiro, o investimento é de 126.680 euros e abrange a aquisição dos equipamentos e do software.

A cedência dos equipamentos insere-se no projeto “Junta-te ao círculo da inovação digital” e permitirá a todos os funcionários aceder a informações exclusivas relacionadas com a “Administração Pública, conteúdos formativos gratuitos [sendo também] estimulados a utilizarem as ferramentas digitais online do município, bem como [terão] acesso aos catálogos online da rede de bibliotecas e acesso ao PressReader, que permite o acesso gratuito a milhares de revistas e jornais, mediante a inscrição na Biblioteca Municipal de Valongo”, lê-se no comunicado da autarquia.

A aceitação dos smartphones é voluntária e os equipamentos serão cedidos aos funcionários através de um termo de responsabilidade e do compromisso de se empenharem no aumento da literacia digital, assinala a autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O projeto surge na sequência do investimento em literacia digital que a Câmara de Valongo tem vindo a fazer ao longo dos últimos anos e que inclui, desde 2017, a digitalização a 100% de todos os serviços municipais e a aposta em cursos online de Cibersegurança e Regime Geral de Proteção de Dados, destaca ainda o comunicado.

Para além disso, em abril de 2021, no âmbito das iniciativas “ASA 4.0” e “Eu sou Digital”, foram disponibilizados mais de 800 tablets aos seniores do concelho, bem como foi disponibilizada uma rede gratuita de wi-fi nas zonas centrais das cidades de Alfena, Ermesinde e Valongo e nas vilas de Campo e Sobrado e em todas as escolas básicas do primeiro ciclo, prossegue a publicação.

A sessão de lançamento e apresentação do projeto será na terça-feira, às 14:30, na Oficina da Regueifa e do Biscoito, em Valongo, com a presença e intervenções do presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, e da eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques.