790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Será possível percorrer 30.000 km de pólo a pólo num carro eléctrico?

Nem mesmo Tom Cruise se lembraria de ligar o Pólo Norte ao Sul num veículo eléctrico. Quando muitos condutores hesitam enfrentar 300 km numa viagem ao Algarve, este casal tentou percorrer 30.000 km.

5 fotos

Os veículos eléctricos usufruem de uma série de vantagens, de poluírem menos, sobretudo no local onde circulam, a permitirem menores custos de utilização. Mas necessitam de recarregar a bateria com maior frequência do que um veículo com motor a combustão precisa de atestar o depósito, além do carregamento consumir uma quantidade de tempo muito superior, dependendo da potência disponível. Posto isto, um SUV a bateria é decididamente a pior opção para ligar o Pólo Norte ao Pólo Sul, mas o Nissan Ariya foi o modelo escolhido pelo casal Chris Ramsey e a sua mulher Julie para tentar percorrer 30.000 km, façanha que estão prestes a completar.

Ariya viaja do Pólo Norte ao Pólo Sul com “magia”

Desafiando a ansiedade provocada pela reduzida autonomia dos carros a bateria, a dupla britânica de aventureiros enfrentou o desafio de percorrer 30.000 km, em que a maioria seria longe de uma rede eficaz de postos de carga. E, só por isto, a missão tinha tudo para ser quase impossível, mas nem a elevada probabilidade de insucesso levou o casal de aventureiros a abrir mão do seu objectivo. Caso a distância fosse percorrida a 100 km/h sobre um asfalto regular e em zonas pouco acidentadas, o Ariya teria de parar para recarregar 67 vezes, valor que sobe para mais de 150 paragens se juntarmos ao cocktail os enormes pneus de 39 polegadas, a aerodinâmica prejudicada pela altura e largura superiores, bem como a necessidade de se deslocar sobre gelo e neve, que oferecem uma maior resistência ao avanço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Nissan, que deu uma mãozinha ao casal, garante que apesar de ter alterações ao nível das suspensões, pneus e equipamento de navegação por satélite mais eficiente, o Ariya utilizado na Pole to Pole Electric Vehicle Expedition continua a ser um veículo de série no que respeita aos dois motores (para usufruir de tracção 4×4), bateria (com uma capacidade de 91 kWh brutos e 87 úteis) e sistema de gestão, tendo o SUV de lidar com temperaturas entre 30ºC positivos e outros tantos negativos.

Mas como os postos de carga são raros junto aos pólos, para não dizer inexistentes, o Ariya reboca um aerogerador com pás desdobráveis para “atestar” de electrões. E se o vento faltar à chamada, o que nos pólos também é altamente improvável, os Ramsey contam com painéis fotovoltaicos para que o sol substitua o vento na geração de energia. Não deve ter sido um desafio isento de problemas, especialmente porque os carregamentos com os painéis e o aerogerador não serão tão rápidos quanto um posto de carga ligado à rede, de onde o Ariya pode retirar 130 kWh em corrente contínua ou 22 kWh em corrente alternada.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora