Dois aviões, um pertencente à Korean Air Lines e outro à Cathay Pacific Airways, tocaram de raspão nas asas um do outro no Aeroporto New Chitose, na ilha de Hokkaido, no norte do Japão. É já o segundo acidente do género no país depois de no início do mês o Aeroporto Internacional de Tóquio ter sido palco de uma colisão aparatosa entre dois aviões que provocou cinco mortos.

O acidente desta terça-feira aconteceu quando o avião da Korean Air Lines se preparava para descolar numa altura marcada por condições adversas. A partida de ambos os voos já tinha sido adiada por várias horas devido à queda de neve.

Segundo noticiou a agência Reuters, citando um funcionário da companhia aérea, um carro de reboque estava a empurrar o avião antes da partida e derrapou devido à neve, o que fez com que a asa esquerda desse avião raspasse na asa traseira direita do da Cathay Pacific Airways.

O avião da Korean Air Lines, que faria viagem até Seul, transportava 289 pessoas, segundo adiantou um funcionário da companhia aérea. Para já não é claro se seguiam passageiros a bordo do Boeing 777 da Cathay Pacific Airways ou apenas os tripulantes. A emissora japonesa NTV adianta que não há registo de feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Colisão entre dois aviões em Tóquio: saíram em segurança as 379 pessoas do Airbus, cinco mortos na aeronave da Guarda Costeira

O caso acontece precisamente duas semanas depois de um avião da Japan Airlines que transportava quase 400 pessoas a bordo e que partiu do Aeroporto New Chitose ter colidido com uma aeronave da Guarda Costeira do Japão quando aterrava no Aeroporto Internacional de Tóquio, em Haneda.

Os 379 passageiros e tripulantes que seguiam no avião comercial conseguiram sair em segurança, mas as cinco pessoas que seguiam a bordo do avião da Guarda Costeira morreram. O comandante desta aeronave foi encontrado vivo, mas ficou gravemente ferido.

Atualizado às 14h25