Pelo menos uma pessoa morreu nos incêndios florestais que estão a consumir a região do Texas Panhandle, no estado do Texas, e que bateu, esta quinta-feira, o recorde de maior fogo da história daquele estado. Incêndio em Smokehouse Creek já consumiu mais de 435 mil hectares e está apenas 5% dominado, passando para o estado de Rhode Island.

Joyce Blankenship, uma ex-professora de 83 anos, foi encontrada morta na sua casa incendiada na cidade de Stinnett, no condado de Hutchinson, 115 quilómetros a nordeste de Amarillo (Texas), e é até agora a única morte atribuída aos incêndios.

Segundo o Texas A&M Forest Service, o incêndio continua por dominar e fundiu-se com outro foco de incêndio, aumentando em quase 4.400 metros quadrados o seu perímetro. Ainda assim, esta quinta-feira foi positiva para os operacionais que combatem o incêndio, já que uma grande camada de neve cobriu os campos queimados, desacelerando o crescimento das chamas.

O Serviço Florestal da Universidade Texas A&M informou que pelo menos 23 incêndios que se espalharam pelo norte do Estado cobriram quase meio milhão de hectares. Esta região, conhecida como Panhandle, é onde é criado 85% do gado daquele Estado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O incêndio de Smokehouse Creek começou na segunda-feira, no condado de Hutchinson. Depois deste grande incêndio seguiu-se outro, no condado de Moore, que já queimou mais de 57 mil hectares de área, diz o The Texas Tribune.

O governador de Oklahoma, Kevin Stitt, que mobilizou equipas de resposta a emergências, adiantou numa mensagem na rede social X que no seu Estado as chamas destruíram pelo menos 13 casas.

A empresa North Plains Electric Cooperative afirmou que terá de reconstruir cerca de 180 quilómetros de linhas da sua rede de fornecimento de energia elétrica, danificadas pelas chamas.

As autoridades não determinaram a causa exata dos incêndios florestais desta semana, mas apontaram que as temperaturas acima do normal para esta época do ano e os ventos, com rajadas de até 95 quilómetros por hora, espalharam as chamas rapidamente.