Yuliya Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, reapareceu este domingo em Berlim. No dia em que se vão conhecer os resultados das eleições presidenciais russas, a mulher de 47 anos, que desde que morreu o marido há um mês está em paradeiro desconhecido, esteve mais de cinco horas numa fila para votar na embaixada russa em Berlim, participando num protesto contra o ato eleitoral.

Só apenas por volta das 18h00 (menos uma hora em Lisboa) é que Yuliya Navalnaya conseguiu votar na embaixada russa em Berlim. À saída, a mulher deixou bem claro aos jornalistas o seu sentido de voto: “Provavelmente estão a pensar o que eu escrevi no boletim de voto, em quem é que eu votei. Claro que eu escrevi o nome ‘Navalny'”. 

Citada pela imprensa internacional, Yuliya Navalnaya lembrou ainda a morte do marido: “Um mês antes das eleições, durante a campanha, o principal opositor de Putin, que estava na prisão, foi morto”. A opositora disse que não tinha nenhuma mensagem em particular para o Presidente russo, adjetivando-o apenas de “assassino” e “gangster“.

Além disso, a mulher aproveitou o momento para mandar uma mensagem à população do seu país natal. Pedindo aos russos para serem “corajosos”, Yuliya Navalnaya deixou uma garantia, num desafio a Vladimir Putin: “Em breve seremos nós a vencer”.

Durante a manhã, Yuliya Navalnaya participou no protesto “meio-dia contra Putin”, que pedia a todos aqueles que quisessem protestar contra as presidenciais se deslocassem aos locais de votos às 12h00. A opositora contra o regime cumpriu o horário junto à embaixada russa em Berlim, acompanhada pela antiga assessora do opositor russo, Kira Yarmysh.

Perto da embaixada russa em Berlim, segundo a agência de notícias alemã dpa, estiveram este domingo cerca de 800 manifestantes que gritaram “Vitória para Ucrânia! Liberdade para a Rússia”; “Navalny é o herói da Rússia”; “Putin é ilegítimo”. Quando Yuliya Navalnaya chegou ao local, foi aplaudida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR