As estradas de travessia do maciço central da Serra da Estrela estão encerradas ao trânsito, em Melgaço três carros ficaram “presos” na neve e na Madeira os aviões estão a ter dificuldades em aterrar. São consequências da depressão Nelson, que trouxe muito vento, frio e neve a todo o país. O tempo de inverno veio para ficar e vai continuar para lá da Páscoa.

Desde a manhã desta terça-feira que quatro troços no distrito da Guarda, três com acesso à Torre da Serra da Estrela, estão encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, estão fechados os troços número 11 (Piornos — Torre), 12 (Torre — Torre) e 13 (Torre — Lagoa Comprida) e ainda o troço 9 (Piornos — Manteigas).

[Já saiu o quinto episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui e o quarto episódio aqui]

Os acessos começaram a ser encerrados ao início da noite de segunda-feira, numa altura em que nas redes sociais já circulavam imagens que mostravam a Serra da Estrela coberta de branco.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além da Serra da Estrela, de acordo com publicações partilhadas pela página de Facebook “Meteo Trás os Montes — Portugal”, também as regiões de Friães (Vila Real), a Serra de São Mamede (Alentejo) e Mezio (Castro Daire) estão cobertas de neve.

No distrito de Viana do Castelo, a Estrada Nacional 202-3, de acesso a Lamas de Mouro, Melgaço, esteve cortada cerca de 2 horas devido à neve. Três carros, com pessoas no interior, “ficaram presos” nessa via, avançou à agência Lusa fonte da Proteção Civil, uma situação já resolvida também.

Terão ido ver a neve, ficaram atolados”, explicou a mesma fonte.

Na rede social Facebook, o município de Melgaço escreveu, pelas 11h30, que “as vias estão transitáveis e limpas”. “Na noite passada, nevou nas localidades com cota acima dos cerca de 700 metros, designadamente a partir da freguesia de Cubalhão e em Lamas de Mouro, Branda da Aveleira e Castro Laboreiro. Também em Parada do Monte, no topo das montanhas, numa cota acima dos 1.100 metros, se registou queda de neve”, descreveu a autarquia, que indicou também que, “de acordo com as previsões, a neve deverá derreter ao longo do dia”. “A partir do meio da tarde, a cota de neve deverá ser a partir dos 1.000 / 1.100 metros.”

Quanto à Madeira, o movimento no Aeroporto Cristiano Ronaldo está condicionado devido ao vento forte. Segundo a página da ANA — Aeroportos de Portugal, aterraram na ilha da Madeira os primeiros três voos da manhã, até às 8h31, e um outro avião às 11h16. Dois voos da TAP provenientes de Lisboa foram cancelados e seis ligações provenientes de vários destinos (Lisboa, Porto Santos, Londres, Ponta Delgada e Estugarda) divergem. Na lista das partidas não há indicação de alterações.

No YouTube, a página Madeira Airport Spotting partilhou um vídeo que mostra uma aterragem difícil, devido ao vento, de um avião da TAP, que não transportava passageiros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação acima de 800/1000 metros entre as 9h desta terça-feira e as 9h de quarta-feira.

IPMA eleva para 10 os distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima