Depois de ter abandonado a presidência da Web Summit em outubro, no seguimento de uma polémica declaração sobre a guerra entre Israel e o Hamas, Paddy Cosgrave anuncia o regresso ao cargo. “Today, I’m returning as CEO of Web Summit [Hoje regresso como CEO à Web Summit]”, escreve na rede social X, mostrando-se “incrivelmente entusiasmado com o futuro” da cimeira tecnológica.

Na mensagem partilhada esta segunda-feira no antigo Twitter, o empresário irlandês revela que utilizou os meses em que não esteve no cargo — a “primeira vez” que parou de trabalhar em 15 anos — para “pensar na Web Summit, na sua história” e na razão pela qual começou a empresa “sozinho” a partir do seu quarto. “Aproveitei o tempo para voltar a ligar-me com velhos amigos da Web Summit e ouvi o que tinham a dizer e o que queriam” da empresa, afirma.

De seguida, Paddy Cosgrave diz que pretende continuar a “construir comunidades ainda mais fortes” dentro da cimeira tecnológica e explica que “à medida que a Web Summit fica maior”, o objetivo da sua liderança passa por “torná-la mais pequena” para os participantes. “Mais íntima. Com mais convívio. Mais focada na comunidade.”

Num comunicado partilhado esta segunda-feira no seu site oficial, para o qual remete o Observador após um pedido de comentário sobre o regresso de Paddy, a Web Summit escreve ter uma “nova missão” relacionada com a criação de “comunidades e significativas” de que fala o CEO. Na nota, a empresa indica que ao longo do último ano testou “pequenos protótipos de reuniões para participantes de indústrias semelhantes, como engenheiros de produto ou líderes de marketing”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

[Já saiu o sexto e último episódio de “Operação Papagaio” , o novo podcast plus do Observador com o plano mais louco para derrubar Salazar e que esteve escondido nos arquivos da PIDE 64 anos. Pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo episódio aqui, o terceiro episódio aqui, o quarto episódio aqui e o quinto episódio aqui]

Os encontros foram “agilizados através da aplicação da Web Summit” e o “feedback foi incrível”. “As pessoas adoraram a oportunidade de se reunirem com outras pessoas da sua área. No Rio de Janeiro e em Toronto, vamos alargar ainda mais os nossos testes”, afirma a empresa, que acrescenta que no evento de Lisboa, que se realizará em novembro, o recurso estará disponível “para todos os participantes”, que se devem sentir “parte de uma comunidade”.

Acreditamos que é mais importante do que nunca reunir pessoas de todo o mundo. Sempre soubemos que as pessoas valorizam a Web Summit pelas relações que estabelecem. Relações que, muitas vezes, podem transformar as suas esperanças e ambições, as suas carreiras e as suas vidas”, acrescenta a empresa.

Foi após fazer uma publicação acerca da guerra entre Israel e o Hamas — com a afirmação de que “os crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados e devem ser denunciados pelo que são” — e após um boicote por parte de Telavive e de gigantes tecnológicas como a Google e a Meta à Web Summit de Lisboa que Paddy Cosgrave anunciou a decisão de deixar a liderança da cimeira.

Paddy Cosgrave demite-se da liderança da Web Summit

Nove dias depois, o nome da sucessora foi revelado: Katherine Maher. Porém, no primeiro dia de março, a Web Summit voltou a ficar sem CEO, uma vez que a empresária deixou o cargo para assumir a liderança da rádio pública americana, a NPR. A decisão de Maher de deixar a feira tecnológica foi anunciada em janeiro, altura em que a imprensa irlandesa começou a especular acerca de um possível regresso de Cosgrave.

Web Summit procura CEO (outra vez) após saída de líder sem tempo para deixar marca. Segunda oportunidade para Paddy?

A Web Summit ficou mais de um mês sem CEO, mas Paddy Cosgrave foi “piscando” o olho a um regresso através de publicações nas redes sociais. Ainda assim, contactada pelo Observador ao longo dessas semanas, a empresa disse sempre que não tinha quaisquer “atualizações” a fazer acerca da sua liderança. Esta segunda-feira confirma-se o regresso do principal rosto do evento.

O regresso de Paddy Cosgrave é anunciado exatamente uma semana antes do início da Web Summit do Rio de Janeiro, que vai decorrer entre 15 e 18 de abril.

Paddy Cosgrave “pisca o olho” à liderança da Web Summit? “Fiquem atentos”, diz