Conhecida pelo público como Mina, personagem que interpretou na novela “Roque Santeiro”, em 1985, Ilva Niño morreu esta quarta-feira, no Hospital Quali, em Ipanema, no Rio de Janeiro, aos 89 anos.

A atriz estava internada desde 13 de maio, depois de ser submetida a uma cirurgia cardíaca, como revela o jornal O Globo. A unidade de saúde lamentou a perda e deu conta que “a morte aconteceu em decorrência de complicações respiratórias, digestivas e renais, culminando com a falência múltipla de órgãos”, avança o jornal Extra.

Com trajetória na televisão e no mundo do teatro, a artista contrariou as expectativas médicas quando, há dez anos, foi diagnosticada com um cancro no intestino que, segundo o médico, já estaria em estado terminal. Duas cirurgias depois, o cancro entrou em fase de remissão.

O grito estridente da patroa a chamar o nome da empregada (“Minaaaaaaa!”) transformou-se numa das expressões mais lembradas da novela brasileira “Roque Santeiro” exibida em Portugal, pela RTP1, entre 1987 e 1988.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR