A Comissão Europeia iniciou uma investigação formal para avaliar se a Delivery Hero e a subsidiária Glovo violaram as regras de concorrência ao participarem num cartel nas entregas de bens de consumo diário no Espaço Económico Europeu (EEE).

Segundo um comunicado do executivo comunitário, a Delivery Hero e a Glovo são duas das maiores empresas de entrega de alimentos na Europa, tendo adquirido, em julho de 2022, o controlo da segunda, de que já tinha uma participação minoritária.

A Comissão receia que, antes da aquisição, as duas empresas do setor das encomendas e entrega de alimentos em linha possam ter repartido mercados geográficos e partilhado informações comercialmente sensíveis (por exemplo, sobre estratégias comerciais, preços, capacidade, custos, características dos produtos).

A Comissão está igualmente preocupada com o facto de as empresas poderem ter acordado em não contratar os trabalhadores da outra, práticas que poderiam ter sido facilitadas pela participação minoritária da Delivery Hero na Glovo.

A Delivero Hero, sediada na Alemanha, integra a Bolsa de Valores de Frankfurt, está presente em mais de 70 países no mundo e mantém parcerias com mais de 500 mil restaurantes.

A Glovo, sediada em Espanha, está presente em 25 países, incluindo Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR