Um agente da polícia britânica foi suspenso depois de imagens partilhadas nas redes sociais mostrarem que pontapeou repetidamente um homem na cabeça no aeroporto de Manchester, no Reino Unido. No curto vídeo é possível ver o suspeito deitado para baixo, no chão, e uma mulher a envergar um hijab ajoelhada junto a ele. O polícia que o agride tem um taser na mão.

A Polícia de Manchester respondeu, na noite de terça-feira, a relatos de uma altercação no Terminal 2 do aeroporto britânico. A força policial afirma que três agentes ficaram feridos num incidente que se seguiu e que existia um “risco claro” de as armas de fogo serem roubadas aos agentes que as transportavam.

Numa declaração, após a suspensão de um agente relacionada com o vídeo, a polícia de Manchester afirmou que “na sequência de uma análise exaustiva de outras informações disponíveis relacionadas com um incidente ocorrido no aeroporto de Manchester na terça-feira à noite, a polícia suspendeu um agente da polícia de todas as suas funções”.

Homicídio triplo no Reino Unido. Polícia faz buscas em casa do irmão do suspeito. Governo quer apertar legislação sobre acesso a bestas

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi agora apresentada uma queixa ao Gabinete Independente de Conduta Policial para que seja efetuada uma investigação independente completa”, informa ainda a autoridade policial, citada pela Sky News.

A punição do agente surge depois de dezenas de manifestantes se terem reunido à porta da esquadra da polícia de Rochdale, esta quarta-feira à noite, a protestar contra a violência policial revelada no vídeo. A Polícia de Manchester informou que o protesto decorreu sem incidentes e disse compreender o “imenso sentimento de preocupação e inquietação que as pessoas sentem” após a divulgação das imagens.

O advogado dos dois homens que foram detidos por causa dos atos de violência no aeroporto de Manchester relatou que foram os próprios, incluindo o homem que foi pontapeado na cabeça, a ter de se dirigir ao hospital. “Como tinham ferimentos na cabeça, era dever da polícia levá-los ao hospital”, afirmou. “Documentei os seus ferimentos e estamos a dirigir-nos à esquadra de polícia de Rochdale para apresentar uma queixa formal de agressão e ferimento contra os agentes da polícia”, acrescentou.