O abastecimento de água na aldeia de Burgau, concelho de Vila do Bispo, foi cortado esta quarta-feira, depois de terem sido atirados objetos para dentro do reservatório de água. Ao Observador, Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, explicou que durante a noite passada foram atiradas para o reservatório que abastece a aldeia de Burgau latas de cerveja e de refrigerante.

O corte aconteceu depois de contactadas as autoridades de saúde, que aconselham a população a não consumir a água que pode estar ainda reservada na canalização. “A mesma não deverá ser utilizada para consumo humano”, referiu o município nas redes sociais.

Água da torneira foi contaminada por esgotos e deixou nove pessoas doentes em Setúbal. Moradores acusam autarquia de ter demorado a avisar

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda de acordo com a autarca, a Polícia Judiciária já esteve no local para recolher provas. Neste momento, o reservatório ainda não está completamente vazio, uma vez que os trabalhos de transferência da água para tanques daquela zona ainda não foi concluído. A água será utilizada para outras atividades, estando excluído o consumo.

[Já saiu o quarto episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o novo podcast Plus do Observador que conta a história de como os nazis tinham um plano para raptar em Portugal, em julho de 1940, o rei inglês que abdicou do trono por amor. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. Também pode ouvir aqui o primeiro, o segundo e o terceiro episódios]

Depois de vazio, o reservatório será lavado e serão repostos os níveis de água suficientes para abastecimento. “Esta operação irá demorar várias horas, não havendo previsão para o seu término, sendo que este corte de abastecimento de água visa garantir questões de saúde pública, segurança e bem-estar da população”, esclareceu o município.