Marcelo Rebelo de Sousa entregou esta quarta-feira 15 mil assinaturas no Tribunal Constitucional, “um passo decisivo” para formalizar a sua candidatura a Presidente da República, e disse querer trabalhar para unir os portugueses e “recriar a esperança”.

“Os portugueses estão à espera e merecem que haja entre eles mais unidade e que haja um recriar da esperança. Este passo que damos hoje é um passo decisivo no sentido de uma caminhada que vai durar cinco anos e em que os portugueses, juntos, iremos recriar a esperança e a unidade num país que está muito dividido”, afirmou aos jornalistas.

O candidato chegou ao Palácio Ratton um pouco antes da hora previamente anunciada, acompanhado de mais de 50 apoiantes, para entregar 15 mil assinaturas – o máximo que o Tribunal Constitucional recebe, sendo que o mínimo exigido são 7.500.

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que foram recolhidas 20 mil assinaturas e agradeceu aos “milhares e milhares de voluntários” que fizeram aquele trabalho em “tempo recorde”, assinalando “o começo formal” da sua candidatura presidencial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O candidato manifestou-se empenhado, caso seja eleito, em “refazer pontes, cicatrizar feridas” para construir um país “com mais futuro” e “unir os portugueses” independentemente das suas ideias, religiões e posições políticas.

Questionado sobre se está convicto de uma vitória no dia 24 de janeiro que permita a eleição sem segunda volta, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu ter a certeza de que na hora do voto os portugueses vão permitir que se “abra uma caminhada de cinco anos”.

“Eu tenho, não uma expetativa mas uma certeza de que os portugueses compreendem o passo que estamos a dar hoje e que na hora adequada votarão de acordo com a sua consciência permitindo que se abra uma caminhada de cinco anos, que não é boa para uma pessoa, que não é boa para um grupo ou um partido, é boa para Portugal”, disse.

As eleições presidenciais realizam-se no dia 24 de janeiro. O prazo para a formalização de candidaturas no Tribunal Constitucional termina quinta-feira, dia 24. Até hoje entregaram as assinaturas necessárias dez candidatos.