Duas pessoas morreram este sábado depois de uma embarcação de pesca portuguesa ter afundado junto à praia da Costa Nova, em Ílhavo. A embarcação “Boa Vida”, utilizada para a pesca do choco, terá afundou pelas 7h43, depois de ter saído do Porto de Pesca de Aveiro.

Para além das duas vítimas mortais, com idades compreendidas entre os 40 e 50 anos, as autoridades resgataram também um terceiro tripulante sem ferimentos. O homem, de 40 anos, não teve de ser hospitalizado e já se encontra em casa, disse à RTP Carlos Mouro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Carlos Mouro adiantou ainda que o acidente terá acontecido “mesmo junto à praia”, quando os pescadores estavam a “por redes junto à zona de rebentação, onde há mais peixe”. Apesar de não de conhecerem as causas do naufrágio, o comandante esclareceu que “o mar nem estava mau” e que o estado do tempo “não é complicado” na zona.

De acordo com o comandante da Capitania do Porto de Aveiro, Luciano Joaquim dos Santos Oliveira, “foi possível apurar de forma preliminar” que o acidente terá acontecido “perto da zona de rebentação, na linha de costa”. “Os pescadores, embora experientes, terão sido surpreendidos por uma volta de mar, que terá virado a embarcação e projetado os seus tripulantes no mar”, disse o comandante à TVI 24.

Santos Oliveira explicou ainda que o barco de pesca tinha todos os documentos e respetivas vistorias em dia, e que o alerta foi dado pela própria tripulação, que entrou em contacto com a polícia marítima de Aveiro por volta das 7h10, pouco tempo depois de ter abandonado o porto.

A embarcação “Boa Vida” foi entretanto rebocada e transportada de volta para o Porto de Pesca de Aveiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR