Há uma nova tendência a marcar os aeroportos de todo o mundo. Tal como os hotéis, vários terminais adotaram agora o sistema de classificação de estrelas. O objetivo é conseguir um posicionamento mais próximo de “centros de luxo” do que de meros terminais de transporte aéreo, escreveNew York Times. O primeiro aeroporto de 5 estrelas da Europa é o de Munique, e o melhor do mundo é o de Changi em Singapura. As classificações são atribuídas pela Skytrax, um site dedicado à investigação de transportes aéreos. O Aeroporto da Portela, em Lisboa, ainda não está classificado.

De acordo com a empresa, existem mais três aeroportos que mereceram esta classificação de luxo e que completam o top 5: o Aeroporto Internacional de Hong Kong, o Aeroporto Internacional de Seul Incheon e o Aeroporto Internacional de Tokyo Haneda.

Os aeroportos modernos deixam agora de ser meras estações de espera de aviões. Muitos deles tem lojas de marcas de luxo, galerias de arte e até mesmo jardins interiores ou hotéis de design.

“A porta de saída da Baviera para o mundo”, é assim que o Aeroporto de Munique se classifica… e qualifica. Recebeu a distinção de cinco estrelas em meados de março deste ano juntamente com quatro outros aeroportos internacionais. O Aeroporto de Munique, é o segundo maior da Alemanha (depois do de Frankfurt). Em abril do ano passado, o aeroporto juntou-se à BMW Open e organizou uma competição de ténis que contou com a presença de alguns jogadores profissionais como o sérvio Djokovic.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

 

 

 

1 — O Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura, abriu as portas ao público a 1 de julho de 1981 e serve mais de 54,1 milhões de passageiros por ano. Tem um jardim vertical, salas de cinema e a primeira estufa de borboletas num aeroporto do mundo. O hotel de cinco estrelas Crowne Plaza Hotel, votado em 2011 como um dos “10 Melhores Hotéis de Aeroportos do Mundo”, localiza-se também no aeroporto de Changi.

Terminal-3-Transit-Worlds-first-Butterfly-Garden-in-an-airport

A estufa de borboletas do Aeroporto de Singapura, a primeira do mundo num aeroporto

This photograph taken on May 9, 2012 shows the departure hall entrance of Singapore's Changi international airport terminal 3.  Singapore's Changi Airport handled 4.28 million passengers in March, up 15.3 per cent from a year ago.  AFP PHOTO/ROSLAN RAHMAN        (Photo credit should read ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)

Entrada do terminal 3 do Aeroporto Internacional de Changi, em Singaura. AFP PHOTO/ROSLAN RAHMAN (Photo credit should read ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)

A general view shows Kinetic Rain, reportedly the world's largest kinetic art sculpture hanging in the departure check-in hall in Singapore's Changi Airport terminal one on July 6, 2012. The sculpture is installed as part of the terminal's upgrading project ?Tropical City? theme, in keeping with Singapore?s garden city status and where rain is very much a part of the tropical climate.  AFP PHOTO / ROSLAN RAHMAN        (Photo credit should read ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)

A escultura de “Chuva Quinética” do hall de entrada do Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Changi, em Singapura. AFP PHOTO / ROSLAN RAHMAN (Photo credit should read ROSLAN RAHMAN/AFP/GettyImages)

2 — O Aeroporto Internacional de Hong Kong tem um campo de golfe com 17 buracos, uma sala de cinema IMAX e um parque infantil educacional, o Dream Come True Education Park. Aí, as crianças podem experimentar a “vida adulta” e exercer uma profissão escolhida.

Hong Kong, CHINA: Overview of the newTerminal 2 before its official opening at Chek Lap Kok Airport in Hong Kong, 01 June 2007.  A new Hong Kong terminal built to meet increasing demand for passengers was officilly opened as officials announced that two new carriers will join the new facility.    AFP PHOTO/MIKE CLARKE (Photo credit should read MIKE CLARKE/AFP/Getty Images)

O novo Terminal 2 do Aeroporto de Hong Kong. AFP PHOTO/MIKE CLARKE (Photo credit should read MIKE CLARKE/AFP/Getty Images)

3 — Na Coreia do Sul, o Aeroporto Internacional de Seul Incheon oferece espetáculos de música ao vivo durante todo o ano, um museu sobre a cultura Coreana (montado em parceria com o Museu Nacional da Coreia) e uma “Rua da Cultura”, onde os passageiros podem apreciar a cultura coreana. A rua inclui um centro interativo digital, um jardim e várias performances artísticas.

4 — O Aeroporto Internacional de Tokyo Haneda, no Japão, tem uma extensa zona comercial de seis pisos, um restaurante ao ar live localizado num terraço e um miradouro para apreciar a paisagem.

Haneda_Airport_Terminal1_MarketPlace

Mas existem outros aeroportos que apesar de não serem considerados “de cinco estrelas” pela Skytrax, não deixam de impressionar. Ao entrar no Aeroporto de Kuala Lumpur, na Malásia, o passageiro é submerso num ambiente de floresta tropical.

 

5 — “A porta de saída da Baviera para o mundo”, é assim que o Aeroporto de Munique se classifica… e qualifica. Recebeu a distinção de cinco estrelas em meados de março deste ano juntamente com quatro outros aeroportos internacionais. O Aeroporto de Munique, é o segundo maior da Alemanha (depois do de Frankfurt). Em abril do ano passado, o aeroporto juntou-se à BMW Open e organizou uma competição de ténis que contou com a presença de alguns jogadores profissionais como o sérvio Djokovic.

 

 

TENNIS-GER-BMW-OPEN-SHOW-MATCH

Os campos de ténis instalados no Aeroporto de Munique para a competição em parceria com a BMW Open. AFP PHOTO/CHRISTOF STACHE (Photo credit should read CHRISTOF STACHE/AFP/Getty Images)