O número de mortos e feridos no conflito entre o Hamas e Israel continua aumentar de dia para dia. Ao mesmo tempo, existem milhares de pessoas na Faixa de Gaza a precisar consistentemente de ajuda. Uma das ações mais importantes tem sido a abertura de corredores humanitários que permite minimizar, tanto quanto possível, a tragédia que se está abater sobre aquela região do Médio Oriente. “Um enorme comboio de ajuda humanitária, recolhido tanto por muçulmanos comuns como por organizações internacionais, incluindo a ONU, está à espera de entrar na Faixa de Gaza vindo do Egipto”, escreveu o autor de uma publicação no Facebook. Trata-se, no entanto, de um vídeo antigo e, por isso, a publicação é enganadora.

Publicação viral alega que vídeo mostra corredor humanitário em 2023. Não: o vídeo tem dois anos.

Sendo certo que alguns líderes mundiais, como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediram que Israel abrisse corredores humanitários, este vídeo não é prova de que esse pedido tenha sido ouvido e posto em marcha. De facto, os veículos captados nas imagens, como ambulâncias, pertencem ao Egito. Essa confirmação surge num vídeo de 2021, publicado num site de informação de Israel.

Além desse dado, e utilizando sempre ferramentas de identificação de imagens ou plataformas como o Youtube, podemos analisar outro vídeo do mesmo ano.  E aí é notório que as imagens são praticamente as mesmas que aquelas apresentadas na publicação original: vários camiões e ambulâncias com as cores da bandeira do Egipto. O vídeo tem a data de 31 de maio de 2021.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na descrição do vídeo pode ler-se o seguinte: “O Egito envia ajuda humanitária aos cidadãos da Faixa de Gaza.” Ou seja, de facto, estamos perante um corredor humanitário, tal como é exigido neste momento para o conflito israelo-palestiniano, mas as imagens são antigas. Nessa mesma altura, em maio de 2021, Israel e Hamas também travavam confrontos. Se olharmos novamente para o vídeo original, para o canto superior direito, é possível ver o mesmo símbolo noutro vídeo de há dois anos. Mais uma vez, as mesmas imagens partilhadas pelo autor.

Conclusão

Um vídeo de um corredor humanitário na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito é verdadeiro, mas não é de agora. Esse vídeo foi partilhado nas redes sociais e noutras plataformas há dois anos. Chegou mesmo a ser noticiado no Médio Oriente nessa altura.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge