Estão a circular imagens nas redes sociais, principalmente no Brasil, que mostram um grupo de homens armados a descer uma rua de uma favela no Rio de Janeiro, perante a alegada inação de dois agentes da polícia. Mas tudo não passa de ficção: as imagens foram captadas durante a rodagem de um filme.

As imagens remontam a 2020 e tornaram-se virais ao serem partilhadas fora de contexto. Isto porque, nesse ano, por causa da pandemia da Covid-19, o Supremo Tribunal Federal limitou a ação da polícia em favelas do Rio de Janeiro. Na origem desta decisão estiveram alegados abusos cometidos pela polícia durante a pandemia.

Mais de 900 mortes em ações policiais no Rio de Janeiro mesmo depois de Supremo limitar operações

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As imagens começaram então a ser partilhadas fora de contexto, pouco depois da decisão do Supremo Tribunal Federal, como se a inação dos polícias visível no vídeo perante o grupo de homens armados numa favela do Rio de Janeiro fosse consequência desta medida da justiça brasileira.

“E ai ministros do STF, estão satisfeitos?”, questionou de forma irónica, na altura, um utilizador de Facebook.

Mas, como já referido, tudo não passa de ficção. As imagens foram captadas em 2020 durante a rodagem do filme “Rocinha, toda história tem dois lados”, da BS Produções. Isso mesmo confirma a própria produtora à AFP Checamos. Ao mesmo órgão, também a Secretaria de Estado da Polícia Militar do Rio de Janeiro garante que as imagens foram captadas num contexto de rodagem de filme.

Um dos atores partilhou imagens na conta pessoal de Instagram, reforçando que se tratava da rodagem de “Rocinha, toda história tem dois lados”.

Acresce que, ao analisar atentamente as imagens, é possível ver câmaras, microfones e claquetes — material usando em contexto de rodagem de filmes. Os elementos em questão foram assinalados na imagem em baixo.

Conclusão

Nas redes sociais, circulam imagens que mostram um grupo de homens armados numa favela do Rio de Janeiro, perante a inação de dois agentes da polícia. Em 2020, várias utilizadores de redes sociais começaram a partilhar o vídeo como se se tratasse de uma consequência da decisão do Supremo Tribunal Federal, que por causa da pandemia limitou a ação da polícia nas favelas. Mas as imagens não refletem uma situação real: foram captadas durante a gravação de um filme. É possível ver no vídeo material usado em cinema, como câmaras, microfones e claquetes.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge