O desfile de celebridades na passadeira vermelha do Meg Gala é sempre um marco no mundo da moda. A cerimónia mítica do Museu Metropolitan, em Nova Iorque, aconteceu no início de maio e, como é costume, os looks surpreenderam. Várias publicações nas redes sociais mostram a cantora norte-americana Katy Perry supostamente no momento em que chegou ao local da cerimónia. Contudo, Katy Perry não compareceu no evento. As imagens foram geradas por inteligência artificial.

A própria cantora desmentiu a publicação através da rede social Instagram. “Não fui à Met Gala, estive a trabalhar”, diz.

Existem vários indícios de que a fotografia é produto de inteligência artificial:

Em primeiro lugar, atrás da cantora, é possível identificar uma figura de um homem disforme, que não foi devidamente gerada.

Mais notória é a decoração das icónicas escadas do Museu Metropolitan, onde as celebridades desfilam posando para as fotografias. Na fotografia mostrada nas publicações, a decoração é vermelha. Quando, na realidade, a cor escolhida este ano foi verde. Quanto aos arbustos, na verdade tinham também flores, enquanto na fotografia aparecem apenas folhas.

Conclusão

Várias publicações nas redes sociais mostram Katy Perry na chegada à Met Gala deste ano. Mas a imagem é manipulada. A própria cantora norte-americana disse, no Instagram, que “não compareceu” à cerimónia por estar “a trabalhar”.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge