Inúmeras publicações nas redes sociais estão a dar conta de que o Presidente de Portugal acusou o governo brasileiro de impedir a chegada de ajuda internacional para as vítimas das cheias em Rio Grande do Sul, no Brasil. Porém, a imagem em causa é de um vídeo de André Ventura e a pessoa referida como chefe de Estado é, afinal, o presidente do Chega. “O Presidente de Portugal, André Ventura, afirma que o governo brasileiro está evitando ajuda internacional”, pode ler-se numa das publicações, mas há dezenas que dão conta da mesma informação.

Ventura acusa governo brasileiro de bloquear ajuda internacional. “É falso, intenção é espalhar desinformação”, assegura Brasil

Se é verdade que André Ventura, num vídeo publicado nas redes sociais a 11 de maio, acusou o governo brasileiro de estar a “tentar esconder aquilo que se passa” no Rio Grande do Sul, no Brasil, e de não permitir que chegue ajuda internacional ao país, não é verdade que seja o Presidente da República português, tal como é referido nas partilhas em causa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

@andre_ventura_oficial

O Governo do Brasil está a tentar esconder a grande tragédia que muitos brasileiros estão a viver, sobretudo no Rio Grande Sul. Instamos o Governo Português a autorizar que estes bens cheguem o mais depressa possível a quem mais precisa deles nesta altura trágica. Acima da política estarão sempre as vidas humanas. Isso será sempre mais importante! #CHEGA

♬ som original – andre_ventura_oficial

Nessa altura, o líder do Chega contou que havia material de apoio recolhido em Portugal que estava “pronto a ser entregue” aos brasileiros, no seguimento das cheias no Rio Grande do Sul, e que o governo do Brasil estaria “a tentar evitar ajuda internacional”. Em resposta ao Observador, no seguimento da notícia, a Presidência brasileira assegurou que a acusação é “totalmente falsa” e que a intenção é “espalhar desinformação”.

Independentemente do que levou à notícia, a mesma está a ser partilhada de forma errada por haver uma associação entre André Ventura e a Presidência da República. E esta não é a primeira vez que há publicações a associarem Ventura a este e a outros cargos: já foi dito que o “Presidente português” disse que Lula da Silva não entrava em Portugal? ou que um ministro português disse que Presidente do Brasil estava a recusar ajuda?, tudo informações que davam Ventura como ministro ou como Presidente e que, à data, é obviamente falso.

André Ventura é presidente do Chega, atualmente a terceira força política a nível nacional, e foi nessa condição que se candidatou às últimas eleições legislativas, que lhe permitiram a eleição de 50 deputados para a Assembleia da República. Em 2021, o líder do Chega chegou a candidatar-se à Presidência da República, numas eleições em que ficou no terceiro lugar atrás de Marcelo Rebelo de Sousa (atual chefe de Estado) e de Ana Gomes. Portanto, não é Presidente da República. Ocupa, sim, o cargo de deputado nacional.

Conclusão

Ao contrário do que dizem várias publicações nas redes sociais, André Ventura não é Presidente da República e não foi nessa condição que fez um alerta sobre o apoio internacional que estaria pronto para entrega e que o governo brasileiro estaria a bloquear. É verdade que o líder do Chega publicou nas redes sociais um vídeo sobre o tema, mas Ventura não é chefe de Estado, como é referido nas publicações. O Presidente da República português é Marcelo Rebelo de Sousa. É verdade que Ventura até já se candidatou a Belém, mas não venceu essas eleições e é, isso sim, deputado à Assembleia da República.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge