|
|
|
O brilho dos salões dedicados ao automóvel está desvanecer-se, não deixando outra alternativa para a organização deste tipo de eventos se não a de procurar reinventar o conceito e atrair um público interessado em novos modelos de automóveis, mas sobretudo desperto para o potencial das novas tecnologias e novas soluções de mobilidade. O Observador esteve no IIA Mobility 2023, que terminou a 10 de Setembro, em Munique, e faz-lhe um relato do que por lá se viu, entre protestos, chineses, alternativas de mobilidade e novos modelos |
No certame germânico não faltaram as novidades, que chegaram a Munique sobretudo pela mão dos construtores alemães, com a Mercedes a revelar o protótipo eléctrico CLA Concept, arrojado nas formas e na autonomia, enquanto a Mini (do Grupo BMW) respondeu à altura ao mostrar em simultâneo os novos Cooper e Countryman e a Volkswagen surgiu com o ID. GTI. Mas se as marcas da casa defenderam a sua posição, as marcas visitantes chamaram a atenção a uma boa parte dos visitantes, a começar pela Tesla que, apesar de ter a maior fábrica de eléctricos da Alemanha, trouxe da China o renovado Model 3, com o mesmo preço mas mais autonomia. A Renault mostrou aos alemães o novo Grand Kangoo, mas a atenção dos locais recaiu sobretudo no novo Scénic, um SUV eléctrico com 620 km de autonomia. |
Para os que apreciam uma certa dose de adrenalina, destacamos ainda dois desportivos de respeito, um eléctrico que chega pela mão da Lotus, o Emeya, e outro animado por um motor de combustão, o Alfa Romeo 33 Stradale. |
Por cá, a Volvo anunciou que vai trazer até Portugal o seu EX30, um SUV eléctrico pequeno e barato, enquanto a VW introduziu a mais recente versão o ID.3, com novos argumentos comerciais, a começar por um preço mais em conta. De Itália veio a notícia de um SUV mais pequeno do que o Tonale, enquanto na Alemanha a BMW confirmou que desistiu de vender por assinatura mensal o aquecimento dos bancos. Esta semana soubemos ainda que o preço dos cobertores eléctricos usados para aquecer os pneus dos F1 impressiona qualquer um. |
Por fim, chamamos a atenção para a mais recente ferramenta do Observador, destinada a facilitar a escolha do seu carro ideal. Explicamos-lhe como, em apenas 1 minuto, pode escolher o tipo de carro que mais o atrai, de sedan a SUV, passando pelos coupés ou descapotáveis, avançando de seguida para a dimensão do modelo e o respectivo intervalo de preço. Para terminar a pesquisa, resta apenas confirmar o tipo de combustível que pretende utilizar, da gasolina ao gasóleo, passando pelos eléctricos, bem como as características que mais aprecia, se a rapidez na aceleração, a capacidade de reboque, o espaço ou o conforto. Terminada a pesquisa, é-lhe apresentado um conjunto de modelos que correspondem às características por si determinadas, a partir da nossa base de dados composta por 45 marcas, 324 modelos e 3201 versões, ou seja, todas as que estão à venda em Portugal. Experimente! |
|
A semana em marcha-atrás
|
|
Alfa Romeo
|
|
A Alfa Romeo está apostada em “roubar” clientes aos rivais alemães. O Tonale veio impor outro ritmo ao crescimento das vendas do construtor italiano, mas o SUV que aí vem promete ir mais longe. Ei-lo!
|
|
|
|
BMW
|
|
Os construtores viram na facturação de serviços "on demand" uma nova forma de aumentar o encaixe. A BMW tentou uma assinatura mensal para o aquecimento dos bancos, mas os clientes disseram não.
|
|
|
|
|
Renault
|
|
O construtor francês continua a apostar nos pequenos furgões comerciais, mesmo aqueles que também podem oferecer versão de passageiros. O Grand Kangoo vai estar disponível em versão ICE e EV.
|
|
|
|
Alfa Romeo
|
|
O 33 Stradale é um dos mais belos Alfa Romeo da história. Apenas 33 unidades vão ser produzidas e propostas aos clientes com dois tipos de motorização, um V6 com 620 cv ou um eléctrico de 750 cv.
|
|
|
|
Em modo eléctrico
|
|
Peugeot
|
|
A Peugeot revelou o seu primeiro modelo eléctrico concebido sobre uma plataforma específica para carros a bateria. Oferece versões com duas ou quatro rodas motrizes, até 320 cv e 700 km de autonomia.
|
|
|
|
Volvo
|
|
O EX30, pequeno crossover com potencial para passar a ser rapidamente o modelo eléctrico mais vendido da Volvo, só chega no início de 2024. Mas os portugueses vão poder vê-lo já este mês. Saiba onde.
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O ID.3 foi o primeiro eléctrico de nova geração da VW. Mas, apenas três anos depois de ter surgido, impunha-se melhorar o produto e oferecer mais por menos. Preços em Portugal arrancam nos 42.460€.
|
|
|
|
|
|
Volkswagen
|
|
O próximo citadino da Volkswagen, o ID.2all, vai recuperar o espírito GTI das primeiras gerações do Golf GTI dos anos 70 e 80. Promete 231 cv e será capaz de emitir um roncar tipo motor a gasolina.
|
|
|
|
Mercedes-Benz
|
|
Antecipando o próximo CLA eléctrico da Mercedes, este CLA Concept revela o que a marca alemã está a preparar para ir mais longe e mais depressa com os seus próximos veículos a bateria.
|
|
|
|
|
|
Renault
|
|
A Renault desvendou hoje, no Salão de Munique, o novo Scénic E-Tech 100% eléctrico. É um crossover com dois níveis de potência e duas capacidades de bateria, que assegura 620 km de autonomia.
|
|
|
|
MINI
|
|
A próxima geração do Mini Countryman foi revelada no Salão de Munique. É maior, partilha a plataforma com o BMW X1 e pode recorrer a motores a combustão ou eléctricos.
|
|
|
|
Muito à frente
|
|
Auto
|
|
A experiência de comprar carro está a mudar. Os stands são cada vez mais a última paragem, em vez da primeira, pois os clientes procuram informação online. O Observador criou a ferramenta que o ajuda.
|
|
|
|
Tech Auto
|
|
Para manter os pneus na temperatura ideal de funcionamento, as equipas de F1 recorrem a cobertores eléctricos. O que poucos conhecem é a temperatura elevada que atingem e a fortuna que custam.
|
|
|
|
Lotus
|
|
O novo Emeya é a resposta da Lotus ao domínio do Model S Plaid e do Taycan Turbo S no reino das berlinas eléctricas desportivas. Tem 905 cv, recarrega a 350 kW e possui aerodinâmica activa.
|
|
|
|
Ponha os olhos nisto
|
|
Toyota
|
|
Alguém no departamento de informática da Toyota tem muitas explicações a dar. Já se conhece a origem do problema que levou o maior construtor do mundo a perder 327 milhões num só dia. E não foi bom.
|
|
|
|
|
Curiosidades Auto
|
|
Youtuber russo foi parar ao hospital, após ter tentado imitar uma cena de "Missão Impossível". Imbuído do espírito de Tom Cruise, queria saltar de carro de um prédio para outro, mas… caiu 4 andares.
|
|
|
|
Lucid Motors
|
|
A Lucid atravessa momentos difíceis. O Air é uma boa berlina, mas o construtor não consegue produzi-lo em quantidade. Acumulou prejuízos no 1.º e 2.º trimestres, mas os prémios do CEO estão em alta.
|
|
|
|
Alerta sonoro
|
|
|
|
|
|