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Build Your Dreams (BYD) é uma marca desconhecida para muitos, mas não é isso que a impede de ser a líder chinesa e mundial na produção de veículos eléctricos. Depois de dominar o mercado local, o gigante asiático tem vindo a entrar paulatinamente no mercado europeu, tendo-se instalado em Espanha no final de Março e preparando agora a entrada em Portugal para os primeiros dias de Maio. |
O anúncio oficial será realizado nos próximos dias, mas sabe-se já que a BYD terá no arranque da comercialização quatro locais de exposição, dois a Norte e outros tantos a Sul. A oferta de modelos será inicialmente de apenas três, número que posteriormente vai ser reforçado com mais dois veículos até final do ano. Os preços começam nos 30.000€, elevando-se depois até quase aos 80.000€. Isto porque o fabricante chinês está longe de querer ser associado às lojas dos trezentos, perseguindo antes um posicionamento premium. Conheça aqui a gama e os planos da BYD para Portugal. |
Quem também tem largas ambições no domínio da mobilidade eléctrica é a Volkswagen que, depois de confirmar quais serão os seus últimos modelos a combustão, está prestes a revelar a sua maior berlina sobre a MEB, o topo de gama ID.7. A revelação está marcada para dia 17, mas deixamos-lhe já uma ideia muito aproximada do que pode esperar, tal como fazemos com o aguardado Hyundai Ioniq 5 N. |
Ainda em matéria de veículos eléctricos, há novos avanços acerca do Tesla de 25.000 dólares, de que a marca norte-americana planeia produzir 4 milhões de unidades por ano. Até lá, o construtor liderado por Elon Musk vai incrementando a capacidade de produção na Alemanha e aumentando a distância que o separa da concorrência em Portugal. O domínio do Model Y foi esmagador no primeiro trimestre, mas as vendas a particulares oferecem uma outra perspectiva – e a Dacia volta a brilhar com o Spring. |
Quem também sobressai pelos excelentes resultados alcançados é Carlos Tavares, o português que comanda os destinos da Stellantis e que, à laia de estímulo para continuar a fazer “magia” no grupo que resultou da fusão da PSA com a FCA, pode receber 23,5 milhões de euros. E enquanto a Stellantis e a BMW se viram para as baterias da Panasonic, o CEO da Ferrari decidiu dizer o que pensa acerca dos e-fuels, precisamente o tema da última Operação Stop, podcast da Rádio Observador que pode ouvir aqui. |
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Talvez lhe tenha escapado
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Porsche
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A Porsche descontinuou três dos seus modelos, o Boxster T, o Cayman GT4 e o Boxster Spyder, ou seja, um dos modelos mais exclusivos, bem como o mais barato e um dos mais desportivos.
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Maserati
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A Maserati escolheu o showroom de Cascais para mostrar aos clientes portugueses o novo GranTurismo, o coupé elegante com quatro lugares e motores a gasolina até 550 cv, ou eléctricos com 761 cv.
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Jeep
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A Jeep apresentou no Salão de Nova Iorque a nova versão do Wrangler, o jipe puro e duro da marca. Traz alterações no exterior e no interior, estando agendado para os EUA em 2023 e na Europa em 2024.
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Volkswagen
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Thomas Schäfer, CEO da VW, disse à Automobilwoche que a marca se prepara para abandonar os motores a combustão na Europa. A 2.ª geração do “português” T-Roc marcará o fim dos VW com motores térmicos.
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Em modo eléctrico
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Tesla
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A Tesla prepara um eléctrico por 25.000 dólares, uma espécie de pequeno Model Y. Começará por ser fabricado na Giga México, com o construtor a pretender produzir 4 milhões de unidades por ano.
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Volkswagen
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Até 2026, a Volkswagen vai lançar nada menos que 10 novos modelos para reforçar a gama eléctrica ID. Um deles é o ID.7, uma espécie de Passat a bateria com espaço em abundância e 700 km de autonomia.
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Ford
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A Ford revelou a nova E-Transit Courier, o furgão compacto mais pequeno e acessível da gama. Terá versões com motores a gasolina, a gasóleo e eléctricos, com maior capacidade de carga e de reboque.
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Hyundai
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Na Hyundai, “N” é sinónimo de eficácia e diversão ao volante, "cocktail" que vai ser bastante apimentado no Ioniq 5 N. Conheça os planos da Hyundai para fazer deste eléctrico um “monstro” divertido.
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Muito à frente
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Renault
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Uma das principais fábricas ligadas ao sector automóvel em Portugal, as instalações da Renault em Cacia, está numa situação complicada. Mas a marca francesa levanta a ponta do véu sobre o futuro.
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Mercedes-Benz
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Depois de estabelecer o recorde para carros de série na pista de Nürburgring, o Mercedes-AMG One deslocou-se a Monza para impor os seus 1063 cv. No processo, esmagou o recorde do Porsche 911 GT3.
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Vendas
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A venda a particulares é muito diferente da que visa as empresas, sobretudo no que respeita aos modelos eléctricos. Daí que a Tesla lidere entre os segundos, mas a Dacia domine entre os primeiros.
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Toyota
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Os clientes exigem cada vez mais fiabilidade e os construtores acompanham reforçando as garantias. A Kia surpreendeu ao oferecer 7 anos e a Toyota agora eleva a fasquia para 10 anos ou 200.000 km.
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Ponha os olhos nisto
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Stellantis
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O português Carlos Tavares, à frente da Stellantis, o 4.º maior grupo automóvel, pode ver a sua remuneração atingir os 23,5 milhões de euros, tornando-se num dos gestores mais bem pagos do meio.
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Ferrari
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Por pressão da Alemanha, a União Europeia aceitou os combustíveis sintéticos (e-fuels) como alternativa aos eléctricos, prolongando a vida dos motores de combustão. CEO da Ferrari diz de sua justiça.
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Tech Auto
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A Stellantis, o quarto maior fabricante mundial, e a BMW, um dos líderes das marcas de luxo, estão em conversações com a Panasonic, que juntamente com a Tesla desenvolveu as baterias cilíndricas.
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Alerta sonoro
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