A aprendizagem enquanto transformação pessoal pela via do conhecimento implica emoções. As emoções facilmente possibilitam uma expressão física. Ela pode ter um espetro muito diversificado e ir desde apreciar simplesmente a co-presença e multiplicá-la em encontros para tomar café até relações mais profundas. Sempre houve professores/as e alunos/as a envolverem-se de tal maneira que tal resultou até em casamento. Se a discussão sobre o assédio no ensino superior colocar em causa (e está a colocar) qualquer tipo de emoções associada ao ensino aprendizagem, então mais vale fecharem as universidades. Talvez se possa ficar com o trabalho em laboratórios (e mesmo assim com cautelas). Todas as demais sessões, sem emoções, podem perfeitamente ser substituídas, com vantagem, pelo acesso aos power-points e aos textos selecionados e a pequenos moocs (filmes curtos que são micro-aulas) que, no final, são exatamente as aulas dadas por professores insípidos que podem possibilitar instrução, mas nunca uma aprendizagem transformativa.

Portanto, o assédio sexual não pode ser nunca confundido com emoções partilhadas que redundam em encontros vários, em abraços, em toques ou mesmo em sexo desde que aceite e consentido por adultos conscientes e responsáveis. O assédio sexual é outra coisa e relaciona-se com a variável poder, implicando, de facto um assédio moral. O poder é o ingrediente secreto, o assédio moral é o processo e o sexo é apenas um dos take-offs mas há outros. Só se dá muita importância ao sexo porque somos mais permissivos em relação à corrupção do carácter. Ou seja, achamos muito pior o sexo do que a pessoa ser obrigada a vergar a coluna e ser humilhada profissional e institucionalmente.

O problema não é da situação de aprendizagem e da relação professor/a – aluno/a. O problema é o de uma relação de poder, as mais das vezes poder institucional e não apenas o poder da sala de aula. Claro que há situações de sala de aula de assédio moral e sexual de forma biunívoca (humilhação de aluno(a)s/professores, provocação de professores/aluno(a)s, propostas a aluno(a)s/professores). O foco aqui nunca pode estar apenas sobre o professor/a pois as universidades (como muitas outras instituições) no presente são atravessamentos de pessoas com interesses e agendas muito específicos e em que a instrumentalização do outro para os seus próprios fins acontece a todo o tempo entre professores, entre alunos e entre professores e alunos. Em relação à sala de aula ou se termina de vez com tal modelo, que é do século XIX, e se criam vários modelos de ensino-aprendizagem para a substituir (sessões online; palestra periódica; sessões de debate) que era o melhor a fazer; ou então é necessário um código de conduta que democratize o modelo de ensino-aprendizagem num quadro claro de relacionamento que cada vez menos existe. Quanto ao demais, a transparência dos processos avaliativos e obviamente canais independentes para denunciar qualquer situação são importantes.

Para além da sala de aula, a grande questão do assédio é, de facto, o poder institucional. Significa o poder de possibilitar a renovação ou não de contratos ou até um lugar permanente na instituição. Ora bem, essa promiscuidade entre gerir a ‘coisa pública’, neste caso uma unidade orgânica de uma universidade, e interesses privatísticos (de duas ou três pessoas – muitas vezes não mais que isso) é o que estamos fartos de ver nos últimos tempos, todos os dias, a ser evidenciado. As universidades não são, claro, excepção. A gestão pública na base da meritocracia e da independência dos júris retiraria o poder de alguém escolher discricionariamente quem se quer em função da pergunta ‘E o que é que eu posso ganhar com isso?’, estando obviamente o sexo entre uma das opções, mas não nos devemos deixar levar pela distração em demasia, pois o dinheiro e o estatuto, ou seja a transação entre lugares públicos e interesses privados remunerados ou interesses políticos (eu arranjo-te um lugar aqui e tu arranjas-me um lugar ali depois) anda a par com o sexo. E, claro, uma coisa não invalida a outra! A gestão das universidades, implicando o poder centrado em 1 a 3 pessoas, o esvaziamento dos órgãos colegiais, os concursos internos, a precariedade dependente dos contratos de investigação, a distorção das avaliações de desempenho, entre outras, temos o caldo certo para toda a corrupção do carácter. Que o sexo também anda por aí como moeda de troca só pode surpreender os ingénuos.

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