829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Margarida Bentes Penedo

Convidado

Artigos publicados

Política

Activistas contra Arroios

A querela das esplanadas resulta de interesses em conflito; o papel da Junta é tomar uma decisão política. Errou? Nas eleições os moradores livram-se dela. Até lá não tem de obedecer à liturgia woke.
Aeroportos

Aeroportos e pensos para tod@s @s portugues@s

Montenegro escolheu não liderar uma enorme maioria de direita no parlamento, sabendo que essa escolha tornava impossíveis todas as reformas. Agora só consegue apoio para políticas demagógicas.
Sustentabilidade

Esquerda insustentável

A extrema-esquerda usa a “sustentabilidade” adulterada como palavra de ordem contra os carros particulares. Serve a agenda “climática”, uma das principais frentes de luta contra o capitalismo.
António Costa

O Costa do Conselho

Se a direita quer fazer-se respeitar, tem de dar todos os sinais de que rejeita a esquerda e tudo o que a esquerda significa. Costa quer ir para a Europa? Ele que peça o apoio dos amigos comunistas.
Imigração

Imigração, postulado woke e cultura

O que se deve fazer pelos imigrantes não é ensinar nas escolas a cultura deles. É ensinar-lhes o melhor da nossa cultura, para não serem vistos com estranheza e para terem facilidade de se integrar.
Eleições Europeias

Podemos ter políticos à direita?

Esta semana vimos Bugalho a pedir votos no candidato do Livre; e Cotrim a ler O Capital, de Karl Marx. Quando é que teremos à direita políticos em vez de amadores?
Jornalismo

Qual liberdade de imprensa?

Em vez de o conhecer e tentar compreendê-lo, os directores de informação imaginam que o país é o que eles ouvem no telemóvel através das “fontes”. E em vez de notícias, dão-nos comentários e opiniões.
Democracia

Adeus, CDS

O CDS deixou de ser um partido. Pela erosão do tempo mal interpretado, por acções externas ou internas, mas sobretudo internas, o CDS transformou-se num clube de amigos desta direcção.
Imigração

Tendas em Arroios

As associações de activistas impedem a legalização e a integração de imigrantes lucrando directamente com isso. Fazem disso um modo de vida, à custa do Orçamento do Estado e do Município.
Habitação e Urbanismo

Dentro e fora da Quinta do Ferro

Nem todas as zonas de Lisboa precisam do mesmo cuidado, e a reabilitação da Quinta do Ferro é um exemplo deste princípio. Devem aplicar-se os recursos públicos onde eles são mais necessários.
25 de Abril

A união da esquerda e a desconfiança da direita

A direita no governo, de Lisboa ou do país, põe o Chega num plano de ameaça à democracia igual à esquerda totalitária. É um erro de interpretação e um erro político que pode acabar de esvaziar o PSD.
Habitação e Urbanismo

Má intenção, péssima consequência

O Estado tem excesso de património, não tem falta. E quando compra edifícios para fazer habitação pública provoca a subida de preços através do aumento da procura. Devia vender em vez de comprar.
Democracia

O Portugal que a televisão não vê

O jornalismo devia olhar para os órgãos da democracia, onde não há politólogos e palpites, há políticos eleitos e documentos oficiais. Talvez visse o país que não se vê nos estúdios da televisão.
Sem-abrigo

Sem abrigo, como a esquerda gosta

A questão dos “sem abrigo” não é um problema de habitação; é de higiene e saúde pública. E assim deve ser tratado. O Estado não pode promover nem proteger comportamentos anti-sociais.
Mulher

Mulheres, cretinices maravilhosas e anacronismos

O que nos define como mulheres é sermos a fêmea da espécie. À partida, não temos mais nada em comum. Não somos vítimas, não precisamos e, acima de tudo, não queremos que tomem conta de nós.
Cultura

Simonetta Luz Afonso: outra visão de cultura

Andamos há décadas a celebrar “artistas” com base no antifascismo, e não com base na qualidade da obra que promovem ou produzem. É uma injustiça e um desperdício de talentos.
Habitação e Urbanismo

Bairro das Estacas: antifascismo retroactivo

É falsa a ideia que a esquerda alimenta de que até ao 25 de Abril tudo o que os arquitectos fizeram foi combater o Estado Novo. Na verdade conviveram bem, usaram-se e promoveram-se uns aos outros.
Habitação e Urbanismo

O Bairro das Estacas: casas para a classe média

O Bairro das Estacas é um óptimo exemplo de boa qualidade e construção acessível à classe média. Hoje as regras não o deixariam construir.
Bloco de Esquerda

As 80 mil casas de Mariana Mortágua

Não é possível construir casas por 60 mil euros, como Mariana Mortágua prometeu. E pior, ela não está disponível para mudar as condições que impedem de construir mais barato.
Habitação e Urbanismo

Bons modos de atrasar licenças de obras

Acelerar processos é reduzir a burocracia. Não há outra maneira de acelerar processos. E reduzir a burocracia é simplificar regras e regulamentos. É um voto de confiança no cidadão.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas