787kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Margarida Bentes Penedo

Convidado

Artigos publicados

Democracia

O Portugal que a televisão não vê

O jornalismo devia olhar para os órgãos da democracia, onde não há politólogos e palpites, há políticos eleitos e documentos oficiais. Talvez visse o país que não se vê nos estúdios da televisão.
Sem-abrigo

Sem abrigo, como a esquerda gosta

A questão dos “sem abrigo” não é um problema de habitação; é de higiene e saúde pública. E assim deve ser tratado. O Estado não pode promover nem proteger comportamentos anti-sociais.
Mulher

Mulheres, cretinices maravilhosas e anacronismos

O que nos define como mulheres é sermos a fêmea da espécie. À partida, não temos mais nada em comum. Não somos vítimas, não precisamos e, acima de tudo, não queremos que tomem conta de nós.
Cultura

Simonetta Luz Afonso: outra visão de cultura

Andamos há décadas a celebrar “artistas” com base no antifascismo, e não com base na qualidade da obra que promovem ou produzem. É uma injustiça e um desperdício de talentos.
Habitação e Urbanismo

Bairro das Estacas: antifascismo retroactivo

É falsa a ideia que a esquerda alimenta de que até ao 25 de Abril tudo o que os arquitectos fizeram foi combater o Estado Novo. Na verdade conviveram bem, usaram-se e promoveram-se uns aos outros.
Habitação e Urbanismo

O Bairro das Estacas: casas para a classe média

O Bairro das Estacas é um óptimo exemplo de boa qualidade e construção acessível à classe média. Hoje as regras não o deixariam construir.
Bloco de Esquerda

As 80 mil casas de Mariana Mortágua

Não é possível construir casas por 60 mil euros, como Mariana Mortágua prometeu. E pior, ela não está disponível para mudar as condições que impedem de construir mais barato.
Habitação e Urbanismo

Bons modos de atrasar licenças de obras

Acelerar processos é reduzir a burocracia. Não há outra maneira de acelerar processos. E reduzir a burocracia é simplificar regras e regulamentos. É um voto de confiança no cidadão.
Habitação e Urbanismo

Habitação: o tempo do PC e o cadastro do PS

O PC diz que esperar 19 anos para ter casa não é muito; o PS, quando pôde construir “a maior operação urbanística desde a Expo 98”, autorizou 70% de escritórios e só deixou 30% para casas.
Jornalismo

Ou esquerda ou pluralismo

Quem deve escolher os jornais, e a quem os media devem servir, não é o Estado nem os grandes grupos económicos. São os leitores.
Lisboa

O “Estado social local” em Lisboa

As políticas de Habitação e de Transportes em Lisboa afectam 30% da população portuguesa. Elas são o “Estado social local”. E a orientação mais distintiva destas políticas é rejeitar o fanatismo.
Estado Social

O que é o “Estado social local”?

O Estado social local está sobretudo nos Transportes e na Habitação, dois capítulos em que Moedas tem políticas fortes e bons vereadores. É natural e saudável que a esquerda se irrite.
Política

Do “activismo” ao terrorismo: um passeio

O "activismo" caracteriza-se por defender ideias sem qualquer correspondência com o apoio que elas têm na sociedade. Além disso, é sempre de esquerda.
Vandalismo

Climáximos e novas idiotias nos Paços do Concelho

Não há razão para a Justiça não ser aplicada a estes indivíduos em particular, lá porque se dizem “activistas”, ou são mais barbudos/as/es/@s/xs, ou ostentam cortes de cabelo medievais.
Habitação e Urbanismo

Habitação: regras que não deixam construir

As regras portuguesas só deixam construir as casas que o mercado interno não consegue comprar. Falta deixar construir as outras.
Democracia

Quatro prioridades para 2024

Democracia; pobreza; habitação; mobilidade e transportes. Preocupações herdadas de 2023.
Estado Social

O PER ou o Bairro da Jamaica

Os comunistas inventam pretextos para recusar programas acordados entre os municípios e o governo da República. Sacrificam o bem-estar das populações; para depois responsabilizar o capitalismo.
Democracia

Perder a consciência por 80 euros

Na guerra desonrada que abriu contra o PPM, o PS não mediu as consequências. Quando foi confrontado, abusou da prepotência para atropelar as regras e livrar-se de responsabilidades.
Retornados

Uma homenagem muito atrasada

As pessoas que vieram de África a seguir ao 25 de Abril nasceram em Portugal, mas o solo em que nasceram deixou de ser português. Trouxeram firmeza e modernidade. Merecem uma homenagem.
Família

Ao nível dos animais

A ideia de “família multiespécie” é uma corrupção da ordem dos valores e dos princípios. O PS não se importa de explorar este filão. É uma gente que está disposta a tudo em troca de votos.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora