459kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Luís Reis

Luís Reis

Convidado

Artigos publicados

Crónica

O som do silêncio

Entendo que cumpri o meu dever cívico e agi de acordo com os ditames exclusivos da minha consciência – contra uma concepção de Estado gigante, que tudo engole e de que muitos dependem.
Impostos

1671 (a crónica mais chata que se pode escrever)

140 impostos diferentes, tantos eram tributos que em 2018 existiam em Portugal, entre taxas e mais taxas, disfarces e mais disfarces. Vamos ver para onde irá agora a criatividade glutona do Governo.
Energia

Pó branco

O lítio de Galamba é o Freeport de Sócrates. O pó branco foi a sua tentação irresistível. Despachou uma concessão de exploração no meio de um furacão e de acusações múltiplas de golpes e trafulhices.
Porto

Carta ao Porto

Queremos um Porto capital do Norte que assuma de vez, sem medo e sem limites, que Lisboa nos tem de nos dar o que é nosso por território e por mérito. Queremos o Porto que cria riqueza e oportunidades
PSD

Rio joga ao meinho...

Falta um PSD revoltado contra a TINA socialista e falta um líder digno desse nome e que não seja um tarefeiro que se limita a oferecer os seus préstimos ao Governo se este deles necessitar.
Governo

Costa à vista!

Basta olhar a imprensa internacional para perceber que o mundo vê aquilo que os portugueses não vêem e que não é universal a eficácia ilusionista com que Costa logra esconder a poeira debaixo do tapete
Legislativas 2019

Derrotas factuais. Vitórias morais.

Estou pasmado! Surpreendeu-me uma noite eleitoral em que todos perderam mas todos cantaram vitória, na melhor tradição luso-comunista de muito pensar, pouco ver e tudo escamotear.
Legislativas 2019

O furacão perdeu intensidade

Apelo a todos aqueles que se recusam a ser os carneiros pastoreados pelas avoilas e nogueiras e que se negam a tolerar os casos de amiguismo doentio e enquistado que o Governo do PS promove e encabeça
Eleições Legislativas

Por uma maioria absoluta do PS

Quero a grande "famiglia" socialista a controlar os destinos do país sem limites, sem constrangimentos e sem concessões a nada nem ninguém, em roda livre. E sim. Sei os riscos que isso comporta.
Política

A rentrée dos artistas

O PS oferece-nos os piores serviços públicos de sempre a troco de um crescimento anémico e da maior carga fiscal de todos os tempos. E proclama que este é o melhor dos mundos e assim devemos continuar
Maioria de Esquerda

Boa saúde, má memória e ilusões!

Eis a condensação de todo um programa, uma atitude, um mote. Eis o caminho para a felicidade dos Portugueses. Isso e a reedição da geringonça-cobradora-sem-fraque mais uma Constituição talvez renovada
Exportações

Infante D. Henrique ou Oliveira da Figueira?

Mais factos e números: não houve nenhuma alteração estrutural do tecido económico, pelo que, ao mais pequeno vento de crise nos mercados internacionais, será provável que regressemos à casa de partida
PS

A culpa é do mexilhão!

Sempre que formos bombardeados por uma qualquer intervenção do PS com a a cartilha de Costa, só temos de repetir, contritos, conformados e de cabeça baixa: Por minha culpa. Por minha tão grande culpa!
Rui Rio

Por este Rio abaixo!

Rio autopromoveu-se para além do limiar da sua incompetência, mas não para além do seu ego. O Princípio de Peter pode ser agora rebaptizado: o Princípio de Rio. Esse Princípio será também o seu fim.
Eleições Europeias

Vamos mas é votar no Berardo!

Joe Berardo é só o rosto visível de uma classe empresarial espertalhona e sempre colada ao poder e encostada ao Estado, servindo-se mutuamente numa simbiose de interesses que os contribuintes suportam
Eleições Europeias

Será que podemos falar a sério da Europa?

E agora? Mais integração ou encolhimento do euro-espaço? Federalismo ou soberania? Mais euro ou menos euro? Mais política nacional ou comunitária? Impostos europeus, exército europeu, bancos europeus?
PS

Quando a cabeça não tem vergonha o povo é que paga

Para quando o financiamento público para a Liga dos Amigos dos Peixinhos de Aquário? Para a Associação dos Protectores das Pedras da Calçada? Para a Fundação Pela Dignidade Da Casca De Cebola?
Ministro das Finanças

Centeno. O novo herói do Canal Panda!

Continuaremos vergados pela canga dos impostos, humilhados por um Governo que regula a quantidade de cabelo dos seus guardas florestais mas nos deixa desprotegidos nas funções básicas do Estado.
Paulo Rangel

O PS está nervoso: até chamou o Barroso (Alfredo)!

Rangel tem enfrentado uma proliferação de insultos e de argumentários desonestos, propalados nos jornais pelos operários da máquina cor-de-rosa, se calhar por estar a fazer a oposição que tanto falta.
Governo

Quem quer casar com um governante?

Se Soares foi Presidente-Rei, Costa revelou-se Primeiro-Ministro-Rei chamando o seu reduto doméstico a participar no governo dos súbditos, um nepotismo rosa instalado e a preparar a sucessão dinástica
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.