481kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Eugenio Viassa Monteiro

Convidado

Artigos publicados

Trabalho

Trabalho igual, remuneração função do passaporte?

Será que em Portugal se podem aplicar duas medidas remuneratórias diferentes na mesma empresa, ponderando factores que nada têm a ver com o cerne do trabalho, a responsabilidade e resultados do mesmo?
Crescimento Económico

Escolaridade e progresso

No ano 2021, mais de $42 bn foram investidos nas start-ups indianas por empresas privadas. É um sinal claro de que a juventude indiana está motivada, além de ser execionalmente criativa.
Tecnologia

Mais I&D no que somos mesmo bons

Com frequência o que se faz bem tem um limite no que é consumido ou exportado. Mas as tecnologias de informação não têm limite à produção nem aplicação, pois o mundo todo terá de entrar nesta vaga.
Economia

Economia mundial: recuperação a diferentes ritmos

Seria louvável que os milionários se dessem a uns minutos de reflexão para concluir o que fazer com os seus milhões. Hoje, a riqueza vale quando aplicada para produzir mais riqueza para a sociedade.
Economia

Vaga tecnológica dá novo otimismo à Índia

Mais de 1600 multinacionais apoiadas na R&D sediaram importantes operações de investigação na Índia. Empregavam, em 2018, mais de 8,2 milhões de investigadores e auxiliares em quase todas os setores.
Mundo

A Índia na nova ordem mundial

Encontramos hoje um escol de profissionais de origem indiana no topo da pirâmide das mais famosas organizações dos EUA. E muitas dessas empresas acabaram por fazer avultados investimentos na Índia.
Sociedade

Sair mais forte da pandemia?

Descobertas tocantes, por surgirem de situações de sofrimento, deixam claro que a nossa conduta deve ser sempre positiva e de ajuda. Uma reflexão para dirigentes de empresas.
Índia

A Hydroxychloroquina em alta

A atitude de Hamied com o seu produto para a Sida, deu grande notoriedade aos genéricos indianos e agora, na pandemia, parece ter havido um reforço da notoriedade dos fármacos indianos em todo o mundo
Índia

A vida tem mais encanto no serviço aos outros

Há pessoas que pela sua integridade, inteligência e trabalho dedicado à causa, acabam por influir muito positivamente na vida de milhões de cidadãos. Como Verguese Kurien, o pai da "Revolução Branca".
Coronavírus

A terceira dimensão esquecida

A atual crise do vírus mostrou ao homem a sua pequenez... E talvez isso o leve a considerar como a sua arrogância fez expulsar o Criador da sua vida, pondo-O sob suspeita.
Cidades

Mumbai, a cidade que não dorme

Até há uns anos, parecia decrépita e suja, com as casas que não eram consertadas, sem manutenção. E de repente, talvez a partir de 2005, tudo entrou em mudança e ebulição.
Cidades

Qualidade de vida na grande cidade

Nas cidades pequenas, com menos de um milhão de habitantes, tudo é mais acessível, sobretudo se há uma boa integração dos meios de deslocação coletiva dentro dela. Nas grandes tudo é mais exigente.
Filantropia

Saber, riqueza e filantropia

Uma coisa é apoiar Instituições que praticam filantropia; outra, distinta, exigindo compromisso, dedicação, é a dos que sem fortuna mas com uma ideia põem mãos à obra para prestar um serviço essencial
Índia

Actividade espacial, fonte de receitas

A Índia já lançou mais de 180 satélites desde 1999, de 23 países. O maior número pertence aos EUA, de quem a Índia lançou 114. Entre 2013 e 2015, 28 satélites estrangeiros foram colocados em órbita.
Negócios

Espaço de colaboração com a Índia

Há um mundo de oportunidades que só se descobre indo à Índia. Somente visitando detidamente e conhecendo bem as limitações locais se pode tomar uma decisão acertada e fazer bons negócios.
Índia

Relevância da Índia nas ciências

Que país teve a primeira Universidade do mundo? A Índia. Sim, a Universidade de Takshashila, ou Taxila, teve uma existência pujante entre os séculos 6 A.C. e 5 D.C.
Educação

Liberdade de escolha no Ensino

Este é que é o verdadeiro critério: o que não serve deve ser substituído por aquilo que é bom. E quem deve avaliar são os pais, com as suas opções, não os sindicatos nem o ministro.
Índia

Energias renováveis e poluição

Em 1991 a Índia teve o seu renascimento económico com a abertura da economia e aproveitou o seu escol de engenheiros e licenciados em variadas saberes, bem preparados e sub-aproveitados.
Ásia

Do Oriente, bons ventos?

Os ventos do Oriente sopram forte; a Europa deveria aproveitar, elevando-se da sua nulidade na companhia da Índia. Se não o fizer poderá ficar às ordens dos EUA ou reduzida à insignificância.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.