Eugenio Viassa Monteiro

Convidado

Artigos publicados

Cidades

Mumbai, a cidade que não dorme

Até há uns anos, parecia decrépita e suja, com as casas que não eram consertadas, sem manutenção. E de repente, talvez a partir de 2005, tudo entrou em mudança e ebulição.
Cidades

Qualidade de vida na grande cidade

Nas cidades pequenas, com menos de um milhão de habitantes, tudo é mais acessível, sobretudo se há uma boa integração dos meios de deslocação coletiva dentro dela. Nas grandes tudo é mais exigente.
Filantropia

Saber, riqueza e filantropia

Uma coisa é apoiar Instituições que praticam filantropia; outra, distinta, exigindo compromisso, dedicação, é a dos que sem fortuna mas com uma ideia põem mãos à obra para prestar um serviço essencial
Índia

Actividade espacial, fonte de receitas

A Índia já lançou mais de 180 satélites desde 1999, de 23 países. O maior número pertence aos EUA, de quem a Índia lançou 114. Entre 2013 e 2015, 28 satélites estrangeiros foram colocados em órbita.
Negócios

Espaço de colaboração com a Índia

151
Há um mundo de oportunidades que só se descobre indo à Índia. Somente visitando detidamente e conhecendo bem as limitações locais se pode tomar uma decisão acertada e fazer bons negócios.
Índia

Relevância da Índia nas ciências

144
Que país teve a primeira Universidade do mundo? A Índia. Sim, a Universidade de Takshashila, ou Taxila, teve uma existência pujante entre os séculos 6 A.C. e 5 D.C.
Educação

Liberdade de escolha no Ensino

548
Este é que é o verdadeiro critério: o que não serve deve ser substituído por aquilo que é bom. E quem deve avaliar são os pais, com as suas opções, não os sindicatos nem o ministro.
Índia

Energias renováveis e poluição

Em 1991 a Índia teve o seu renascimento económico com a abertura da economia e aproveitou o seu escol de engenheiros e licenciados em variadas saberes, bem preparados e sub-aproveitados.
Ásia

Do Oriente, bons ventos?

Os ventos do Oriente sopram forte; a Europa deveria aproveitar, elevando-se da sua nulidade na companhia da Índia. Se não o fizer poderá ficar às ordens dos EUA ou reduzida à insignificância.
A página está a demorar muito tempo.