535kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

Zita Seabra

Convidado

Artigos publicados

Prémio Nobel

Um nobel para as vítimas do comunismo

O dever de memória é uma atividade fundamental num Estado de Direito e particularmente em países que viveram sob regimes totalitários comunistas que sempre negaram e apagaram a História.
Obituário

Padre João Seabra: Há pessoas assim, mas são raras

Um dia, na véspera de umas eleições europeias, respondeu-me: “Se eu votasse exclusivamente em quem gosto, tinha de se candidatar um Habsburgo... Assim, decido sempre com facilidade: voto no mal menor”
Pandemia

Leonor, uma menina retirada à mãe

Este é o maior atentado que vi aos direitos de uma criança em Portugal e é intolerável. Vivemos num Estado de Direito em que há e sempre houve linhas vermelhas que não podem ser ultrapassadas.
Comissão de Inquérito

Os/as Torquemadas do Parlamento

As comissões de inquérito não são assessorias da polícia para canalizar provas que antes não foram descobertas por quem de direito, nem salas de tortura de gente por pequenos Torquemadas de São Bento.
Livros

 Do condicionamento industrial ao comercial 

Aumentar o tempo de preço fixo do livro e proibir os editores de fazerem acertos de preços não defenderá nenhuma livraria, limitará a diversidade cultural e impedirá o aparecimento de novos escritores
História

Uma APUteose: Breve homenagem ao Carlos do Carmo

Carlos do Carmo queria muito conhecer Cunhal, que lhe agradeceu a ajuda na campanha. Lembro a comoção do cantor, que ficou com a voz embargada, como sucede ao falar com um ídolo que nós parece irreal.
Direitos Humanos

Morrer em Minneapolis ou no aeroporto de Lisboa

Muitas questões se levantam quando um cidadão que entra em Portugal com um visto de turista é torturado até à morte numa sala do aeroporto de Lisboa. Mas onde estiveram então as ONG’s e os activistas?
Liberdade Religiosa

Humilhação

Em momentos difíceis, como são estes, o governo tem de ter muito respeito pela ordem constitucional e pela liberdade, para garantir que saímos dos confinamentos livres e no país livre que queremos ser
TVI

O galã de Santa Comba

Agora foi a vez da TVI apresentar Salazar como um grande galã fotografado com a francesa que se prestou a isso, sendo o autor da reportagem um "notável" fotógrafo amador: o agente da Pide Rosa Casaco.
PSD

Condenados ao fracasso

O PSD não precisa de ser confrontado do exterior e desafiado em ano de eleições. Necessita sim de se renovar e se questionar de dentro e por dentro e de sair da tristeza e do vazio em que se encontra.
Fidel Castro

Não apaguem a memória

Nestes dias após a morte de Fidel Castro, temos assistido aos mais espantosos depoimentos, relativizando e branqueando os crimes do regime comunista cubano e de Fidel em particular.
Religião

À sombra de Putin: o encontro de Francisco e Kiril

Após mais de 60 anos de comunismo, o que sobrou da Igreja Ortodoxa não perdeu os traços de submissão ao poder, herança da era soviética, consentindo e aceitando viver numa espécie de clausura monacal.
Política

Morreu a camarada André

Cândida Ventura regressou a Portugal em 1976. Abandonou o PCP e deixou de ser comunista. O PCP apagou-a da sua história, do seu passado, dos seus livros, das suas narrativas heroicas. Como sempre faz.
Porto

Uma tília para o Paulo

Com ele a cultura no Porto voltou a sair à rua com uma marca de qualidade e sem preconceitos populistas ou vanguardistas. Tinha um sentido estético sem limites e sem preferências por nenhuma das artes

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.