Isabel II de Inglaterra morreu.

No dia em que festejou 21 anos expressou o seguinte:

“I declare before you all that my whole life, whether it be long or short, shall be devoted to your service and the service of our great imperial family to which we all belong”. (Declaro diante de todos vós que toda a minha vida, seja ela longa ou curta, será dedicada a servir-vos e a servir a nossa grande família imperial, à qual todos nós pertencemos).

Hoje, decorridos 75 anos, é inquestionável que a sua longa vida foi integralmente dedicada ao serviço público e é possível afirmar sem a mais ínfima réstia de dúvida que Isabel II foi um exemplo sem igual de dedicação e de serviço à causa pública.

Ao longo da sua vida de serviço, Isabel II foi capaz de lidar com as circunstâncias decorrentes da evolução e desenvolvimento da sociedade, assim como com os condicionalismos inerentes à sua condição de Chefe de Estado do Reino Unido, quer a nível nacional, quer internacional. Quantas vezes o mundo mudou durante o seu reinado? Neste sentido, não posso deixar de referir que Isabel II é a última representantes dos líderes que tiveram a responsabilidade de liderar vidas em tempos muito difíceis.

Não deve ter sido nada fácil. E apesar de ter tido uma vida de privilégios, não pode ser esquecido, nem negligenciado, que essa vida foi igualmente uma vida de obrigações e de compromisso. E durante todos estes anos de serviço, Isabel II foi um modelo de abnegação, de humildade e de sacrifício. Foi igualmente um ser humano altruísta e excepcional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Deixou-nos hoje um verdadeiro padrão de estabilidade e quem, para mim, melhor representou o conceito de dever e de responsabilidade, e o sentido e a dignidade de Estado.

Este não é apenas um momento de tristeza, de profunda tristeza para mim apesar de não ser monárquico. Este é um momento que simboliza o fim de uma era.

Não posso deixar de expressar gratidão por ter tido a oportunidade de aprender com o seu exemplo e apresento os meus sentidos pêsames à sua família e a todos os ingleses.

Que descanse em paz!