535kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 32.99/mês aqui.

passeio aleatório

Lifestyle

Aqui entre nós, o melhor do Natal está no Centro

Ho, ho, ho. O Pai Natal do Centro de Portugal adiantou-se e escreveu-nos uma carta. Este Natal, ofereça presentes com simbolismo a quem mais gosta. É ler (e escolher o que comprar)
passeio aleatório

Universidade fechada, universidade aberta

O país está a adaptar-se penosamente a uma situação grave, que se vai prolongar por semanas ou meses. Para os nossos jovens universitários a situação é também penosa
passeio aleatório

Dois passos em frente, um passo atrás

A extensão da escolaridade obrigatória ao 12.º ano foi feita sem que a “massificação” acarretasse degradação do ensino. Atrair mais jovens para o superior pode e deve ser feito sem reduzir a exigência
passeio aleatório

A influência autoritária do positivismo no Brasil

Alguma tradição antidemocrática brasileira tem origens republicanas numa teoria filosófica de pretensões progressistas: o positivismo de Auguste Comte. Uma história que vale a pena conhecer.
passeio aleatório

Curvas maravilhosas

Ao contrário da presunção de alguma antiquada intelectualidade, os cientistas-autores portugueses dão lições de humildade e de capacidade de comunicação. E entre eles destaca-se Jorge Buescu.
passeio aleatório

Duas surpresas do PISA

Schmidt mostrou-nos números, dados e resultados e as suas conclusões são simplesmente o contrário do que tem frequentemente surgido em debates que não são baseados em factos, mas apenas em ideologia.
passeio aleatório

Uma história do Bolshoi

Sentei-me na cadeira de Shostakovich e fotografei o camarote de Stalin. Os tempos são outros, mas há dramas que ainda hoje nos fazem calafrios.
passeio aleatório

Nunca tinha ido a Moscovo

Na última edição do estudo TIMSS, em 2015, os nossos estudantes passaram à frente de 36 países, incluindo a Finlândia! Como é possível ter passado à frente do país modelo da educação europeia?
Exames Nacionais

Afinal, avaliar não faz mal

Numa investigação estatística que incluiu 2 milhões de estudantes, 59 países e 6 inquéritos de 2000 a 2015, concluiu-se que os exames nacionais melhoram a aprendizagem. Algo de novo? Parece que sim!
passeio aleatório

Tordesilhas e as ‘fake news’

Custa conceber como Portugal e Castela dividiram o Mundo, mas ainda hoje se notam as consequências de Tordesilhas, em especial na América do Sul, onde a parte leste fala português e a oeste castelhano
passeio aleatório

O meu vizinho Philip Roth

Morreu um dos maiores romancistas das últimas décadas. A emigração portuguesa em Newark conhece bem o ambiente dos seus romances. Mas talvez o sentido de tolerância nos leve bem mais perto do escritor
passeio aleatório

Contra argumentos não há factos

Todos os indicadores, em especial os estudos internacionais, mostram um grande avanço na educação mas é agora, quando os sucessos são evidentes, que os “especialistas” dizem que tudo precisa de mudar.
passeio aleatório

O meu Conta-Passos

Ao contrário dos românticos, que pensam que ter vontade e trabalhar ou estudar com gosto é o que basta para progredir, a psicologia e a gestão mostram que a avaliação é fundamental para o progresso.
passeio aleatório

Porque está a Páscoa sempre a mudar?

A resposta é simples: porque não há um número inteiro de dias nos meses lunares. Por isso a Páscoa é marcada como o primeiro domingo após a primeira lua cheia, durante ou após o equinócio da primavera
passeio aleatório

A idade do capitão

Há sempre quem veja métodos inovadores naquilo que são pequenas brincadeiras e ache que rejeitar o ensino organizado e o raciocínio lógico formal é a melhor maneira de aprender a pensar. Não, não é!
passeio aleatório

Adeus a Estácio dos Reis

Os seus amigos sentem orgulho de terem privado com um homem de excepção. Todos destacam, em primeiro lugar, as suas qualidades humanas, a sua disponibilidade, o seu otimismo e o seu gosto pelo diálogo
passeio aleatório

"Aprender a aprender" sem aprender coisa alguma?

A partir de experiências clássicas desenvolvidas nas últimas décadas, a psicologia cognitiva concluiu que as capacidades não podem ser adquiridas independentemente das matérias concretas estudadas.
passeio aleatório

A primeira luz do ESPRESSO

Tudo leva a crer que o novo espectrógrafo europeu ESPRESSO irá possibilitar novos desenvolvimentos na astronomia, na linhagem das descobertas realizadas graças à luneta que Galileu construiu em 1609.
passeio aleatório

Desmantelar a avaliação, um mau serviço ao ensino

Só uma flexibilização inimiga da exigência pode querer destruir a avaliação externa com exames. E desmantelar a avaliação independente seria desonrar um esforço de décadas para melhorar o ensino.
passeio aleatório

O Balão do Arsenal

Hoje é história, embora os pilotos a devam estudar para se saberem orientar pelo Sol e pelas estrelas. E foi uma ideia bonita a de reviver o Balão do Arsenal e, com ele, a nossa memória de navegantes.
passeio aleatório

Eles hoje aprendem de maneira diferente… Ah é?!

Os estudos mostram que “a presença ubíqua da tecnologia entre os jovens não lhes traz como resultado uma melhoria na coleta de informação, na procura de informação nem nas capacidades de avaliação”.
passeio aleatório

Star Wars: erro científico, esquerdismo retrógrado

Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e outros criadores de ficções imaginativas e inteligentes mostraram-nos que se pode ser criativo sem maltratar a racionalidade científica, o que não sucede em Star Wars.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.