Dark Mode 94,9 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

TAP

Pedro Nuno Santos

Estado pode ensinar "outros a fazer bons negócios"

1111
Recusando falar mais sobre a TAP, o ministro Pedro Nuno Santos sublinhou o "bom negócio" que foi a compra de 51 carruagens para a CP por 1,65 milhões de euros.
TAP

TAP "não é bom negócio para ninguém"

722
Pedro Nuno Santos diz, em entrevista ao "Negócios", que processo que levou ao aumento da posição do Estado na TAP não foi "bom negócio para ninguém". Nem para Neeleman.
TAP

Ninguém quer saber da TAP /premium

524
A nacionalização salvou o principal accionista privado da TAP e criou mais problemas à empresa e ao país. Mais uma vez nacionalizaram-se perdas e privatizaram-se ganhos. Ninguém no poder quer saber.
TAP

Conselho de Finanças Públicas preocupado com TAP

1436
Conselho das Finanças Públicas "está muito preocupado". Receia que estas despesas suplementares ponham em causa "coisas tão fundamentais como ter hospitais a funcionar, e médicos a trabalhar".
TAP

IL quer plano de liquidez acordado para a TAP

2722
João Cotrim de Figueiredo pediu ao ministro das Finanças que faça chegar com caráter de urgência ao Parlamento a informação que mostre "a viabilidade de o apoio agora concedido vir a ser recuperado".
TAP

PR tinha "muitas dúvidas" em nacionalizar a TAP

176
O Presidente da República admitiu que uma proposta de nacionalização da TAP lhe suscitaria muitas dúvidas, caso tivesse de a assinar, mas reconheceu que a solução encontrada foi a que restou.
TAP

A caixa negra de um epílogo anunciado

É fácil de perceber que a TAP tem inúmeros problemas que a tornam menos atractiva do ponto de vista económico, mas daí não decorre que só reste o Estado para a controlar.
TAP

Eu, fanático me confesso

1249
Sou fanático na convicção que impostos não devem ser desviados para que o Estado, ou um ministro em particular, possa brincar aos aviões com dinheiro dos contribuintes.
Vichyssoise

Joaquim Sarmento: "Não sou o Centeno de ninguém" /premium

Aquele a quem Rio chamou de "Centeno do PSD" diz que processo da TAP foi "extremamente opaco" e que seria interessante ver "custos e benefícios" da insolvência seguida de abertura com outro nome.
TAP

TAP. Timing da eventual venda divide Costa e Rio  /premium

António Costa diz que é cedo pensar já no que vai o Estado fazer com a posição que detém na TAP, mas Rui Rio sugere uma venda "à primeira oportunidade". Entretanto, admite o PM, haverá despedimentos.
TAP

ACP critica "negócio ruinoso" da TAP /premium

299
Associação Comercial do Porto considera "ruinoso" o acordo anunciado esta quinta-feira pelo Governo, que garante ao Estado o controlo da TAP. Providência cautelar mantém-se ativa.
TAP

TAP. Sindicato dos técnicos satisfeitos com acordo

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves diz ter recebido com "alívio" a solução encontrada para a TAP e espera que a participação do Estado na companhia recupere a empresa.
TAP

TAP. Turismo de Portugal saúda acordo do Estado

A Confederação do Turismo de Portugal saudou o Estado e acionistas privados tenham chegado a um acordo para a TAP e apelou para que se invista na recuperação da companhia aérea portuguesa.
TAP

TAP já dispensou mais de mil trabalhadores

242
Processo de reestruturação não se fará sem dor, incluindo com saídas de trabalhadores, avisou o "chairman" da TAP. Frasquilho confirmou que já foram dispensados mais de mil trabalhadores a termo.
TAP

Gestão da TAP. BE e PCP querem mais

72,5% do controlo acionista não chega, com o PCP a lembrar que Estado já era maioritário e gestão da TAP era privada. É preciso mais, dizem. Auditoria em cima da mesa.
Explicador

"Neeleman fez um grande negócio"

167
Editor de economia do Observador, Nuno Vinha, diz que reestruturação da companhia vai obrigar inevitavelmente a despedimentos.
TAP

TAP. Sindicato quer proteção dos trabalhadores

O sindicato espera que acordo assegure a viabilidade da empresa e salvaguarde os postos de trabalho, salientando que "sempre se assumiram como parte decisiva na superação dos momentos mais difíceis".
TAP

TAP. Pedrosa elogia recuo na nacionalização

O presidente da Barraqueiro e dono de 50% da Atlantic Gateway, que detém 45% da TAP, considera que não nacionalizar a TAP "é bom para todos" e afirma que fará sempre parte da solução.
Noticiário

7h. TAP. "Esta não era a opção inicial do estado"

Nacionalização por decreto fica afastada. Antonoaldo Neves vai deixar de ser presidente da companhia e será substituído interinamente até ser encontrada nova equipa de gestão.
TAP

8 respostas sobre o que muda na TAP /premium

161
O impasse terminou e o Governo acordou com os acionistas privados o reforço da participação na TAP para 72,5%. O que muda e em que moldes para "evitar a falência de uma empresa essencial ao país".
Comentário

TAP. "Viam-se ali três homens assustados"

"A TAP está num grande, grande, grande problema. Pedro Nuno Santos não sabe o que vai fazer. A obsessão do ministro era correr com Neelman". O comentário de José Manuel Fernandes sobre a TAP.
TAP

CDS quer solução que evite nacionalizar TAP

Francisco Rodrigues dos Santos referia-se às notícias veiculadas esta quinta-feira sobre um alegado acordo entre o Governo e os acionistas privados da companhia aérea para evitar a nacionalização.
TAP

Acordo à vista na TAP. Estado reforça

327
Esta madrugada chegou-se a um acordo que pode evitar nacionalização da TAP. A Azul abdicou do direito de converter em capital social o empréstimo que fez. Neeleman sai, Estado reforça posição.
TAP

TAP. Vai ser até ao fim para evitar nacionalização /premium

Negociações terminaram, mas o Governo vai esperar até ao limite do Conselho de Ministros que David Neeleman e a Azul aceitem as condições. Mas nacionalização? Ninguém parece querer.
TAP

A pandemia vista da bolha /premium

485
Só numa bolha social pode a TAP soar mais importante do que transportes públicos fiáveis e cuidados médicos sem atrasos. Isto já não é só um problema ideológico. É também um problema de falta de noção
Governo

A nacionalização da TAP

431
Aí virão mais quarenta e tal gestores públicos e já com discurso preparado para justificar o desastre financeiro vindouro sob o olhar complacente e paternal do Governo.
TAP

Neeleman aceita sair da TAP, mas Azul é obstáculo

158
David Neeleman aceitou sair da TAP, mas as negociações com os acionistas privados encalham no empréstimo da companhia brasileira Azul. Nacionalização pode acontecer. Costa espera decisão hoje.
TAP

Os fanáticos da TAP /premium

675
Será que nos podemos dar ao luxo de salvar ou mesmo de nacionalizar a TAP? Não estaremos a cair numa espécie de ‘fanatismo religioso’, para usar as palavras do ministro Pedro Nuno Santos?
TAP

Os socialistas adoram o grande capital /premium

410
Não é a TAP que é importante para país mas nós que somos importantes para a TAP ao ponto de precisar do nosso dinheiro para sobreviver. Ainda vamos ver o turismo a ajudar a TAP e não o contrário.  
Governo

A feira popular de Pedro Nuno Santos

339
O Ministro das Infraestruturas resolveu de uma assentada dois problemas: a propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa e a construção sempre adiada da Feira Popular. E isso é extraordinário
TAP

Marcelo. Deixar cair a TAP "não é hipótese"

222
O Presidente da República sublinhou a importância de "ter uma TAP portuguesa" com ligações com as ilhas, PALOP e comunidades no estrangeiro. Mas recusou comentar se gestão deve ser privada ou pública.
Comentário

Qual o melhor futuro para a TAP?

O economista Abel Mateus afirma que será inevitável existirem despedimentos e cortes salariais na companhia aérea. "É preciso uma reestruturação profunda para a TAP sobreviver", admite.
Som Ambiente

Dar milhões para quem polui?

Devem os estados conceder ajudas às empresas cuja atividade lesa o ambiente? É o tema do debate desta semana do Som Ambiente. E ainda uma conversa com um agricultor sobre a transformação do montado.
TAP

Solução para a TAP passará por saída de Neeleman 

488
Plano do Estado não passou no conselho da TAP. Proposta é apresentada ao acionista privado, a Gateway. Solução negociada depende da saída de David Neeleman que ainda trava acordo com o Estado.
Coronavírus

TAP com prejuízo de 395 milhões no 1.º trimestre

700
Companhia perdeu 12,6% de passageiros nos três primeiros meses. Fechou o trimestre com prejuízos quase quatro vezes superiores ao mesmo período do ano passado. E vai cortar 6 aviões à frota este ano.
Governo

Um desejo chamado TAP

A racionalidade económica no emprego de dinheiros públicos tem de prevalecer a quaisquer desvarios de natureza política. Não estamos em condições de termos um novo Novo Banco com asas.
TAP

A TAP foi prejudicada em Bruxelas?  /premium

Solução mais favorável não passou em Bruxelas porque TAP tinha dificuldades antes da pandemia. Governo não pediu compensação por danos porque não chegava. Reestruturação pedida é caso único na UE.
David Neeleman

TAP. Neeleman agradece apoio do Estado

103
O acionista da TAP David Neeleman garantiu “empenho dos privados” no futuro da companhia, agradecendo “muito” o empréstimo de emergência do Estado português.
TAP

TAP. Acordo entre Estado e privados está iminente

178
De acordo com Marques Mendes, as negociações entre Estado e acionistas decorrem neste fim-de-semana e "o impasse está a ser quebrado". Acordo "está por horas", sendo conhecido seguramente esta semana.
TAP

TAP. Providência cautelar foi "intempestiva"

118
O presidente da CM de Viana do Castelo, José Maria Costa, afirma que a providência cautelar interposta pela Associação Comercial do Porto "não defende o interesse da região norte".
TAP

TAP: a judicialização da política /premium

A Associação Comercial do Porto tem toda a legitimidade para querer influenciar o plano de reestruturação da TAP, mas o poder de o fazer só lhe será dado se entrar na sua estrutura acionista.
TAP

Ajuda à TAP. Resto do país não conta, diz ACP

246
Presidente da Associação Comercial do Porto diz que o Governo terá de assumir que o resto do país não conta para justificar que adiar a ajuda à TAP "seria gravemente prejudicial ao interesse público".
TAP

Supremo autoriza Governo a dar ajuda à TAP

454
O Supremo Tribunal Administrativo autorizou o Governo a avançar com a injeção de capital à TAP, se demonstrar que o adiamento da ajuda "seria gravemente prejudicial para o interesse público".
Porto

Porto aprova moções contra plano de voos da TAP

369
Assembleia Municipal do Porto foi contra os planos de voos da TAP, repudiou abate dos sobreiros, criticou o decreto-lei das CCDR e pediu orientações sobre ano letivo.
TAP

TAP prolonga layoff até final de julho  

A TAP está numa situação económica agravada por ter a sua operação paralisada quase na totalidade. Medida faz parte das iniciativas de controlo e redução de custos.
TAP

Bruxelas. Governo escolheu modelo de ajuda à TAP

347
Pedro Nuno Santos diz que Comissão Europeia "forçou" o modelo de ajuda à TAP. Bruxelas responde que ajuda foi aprovada no quadro proposto por Portugal, mas em função de contactos prévios com serviços.
Explicador

TAP. Pedro Nuno deixou relação "muito difícil"

"Todas as companhias estão a receber ajudas, mas a TAP já não estava bem". De acordo com a jornalista do Observador, Bruxelas entende que a situação da companhia é diferente das congéneres europeias.
TAP

Ação do Norte não vai impedir ajuda à TAP

525
Em entrevista ao podcast do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos diz que travar ajuda à TAP seria "absolutamente desproporcional" e acusa privados de não estarem empenhados no futuro da empresa.
TAP

Sindicato exige esclarecimentos sobre a TAP

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil exigiu por parte da Comissão Europeia, Governo e Comissão Executiva esclarecimentos sobre a situação da TAP, lamentando falta de entendimento.
TAP

Ação contra ajuda à TAP "não devia ter acontecido"

473
Presidente do conselho ficou "negativamente surpreendido" com ação judicial do Norte contra ajuda à TAP, após reunião produtiva. Imposição de Bruxelas não espanta, a TAP falhou metas financeiras.
TAP

PS condena "jogos de caráter regional" na TAP

390
Presidente do PS, Carlos César, condenou os "jogos de caráter regional" em torno da TAP, alegando que a companhia aérea está em risco de fechar e precisa de financiamento.
TAP

Aceite providência cautelar contra injeção na TAP

333
Supremo Tribunal Administrativo aceitou providência cautelar contra a injeção de até 1200 milhões de euros na TAP. Governo tem dez dias para contestar o efeito suspensivo da providência.
TAP

Governo. TAP pediu mais do que 1.200 milhões

TAP pediu um valor superior aos 1.200 milhões de euros negociados em Bruxelas. Secretário de Estado nega que empresa tenha tido tratamento desfavorável em Bruxelas. Negociação prossegue com privados.
TAP

TAP. "Ajuda estatal não pode ser cheque em branco"

Apesar de concordar com a "injeção" de 1,2 mil milhões de euros na TAP, Miguel Albuquerque defende que a ajuda estatal não pode representar um "cheque em branco" à transportadora.
TAP

Para salvar TAP, é preciso "brigar" com Bruxelas

2904
Presidente executivo apela à união para salvar a TAP. Assume divergência com ajuda negociada em Bruxelas e avisa que vai ser preciso brigar com a Comissão. Vendas caem em junho após subida em maio.
TAP

Zero exige que Governo cobre imposto à TAP

A associação defendeu que é "indispensável que o Governo português apresente a sua estratégia para assegurar e reaver o dinheiro que os contribuintes irão emprestar com risco à TAP".
TAP

Presidente executivo da TAP no Parlamento

A audição está marcada para esta terça-feira de manhã e tem por base os dois pedidos dos partidos, que querem conhecer mais detalhes sobre os planos e o futuro da TAP.
Coronavírus

Autarca sugere transferir voos da TAP para o Porto

1704
A autarquia de Santa Maria da Feira sugeriu que a operação da TAP devia ser transferida para o Norte, de forma a "transmitir segurança" aos viajantes, enquanto casos de Covid-19 aumentarem em Lisboa.
TAP

TAP. Catarina Martins critica posição de Rio

175
A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, criticou o líder social-democrata, Rui Rio, pela sua posição relativamente à TAP.
Negócios

Terra de grandes oportunidades… para os outros

286
A propensão portuguesa, para a celebração de contratos ruinosos com estrangeiros parece estar a revelar-se de tal modo recorrente que, provavelmente, também é um novo normal, como a pandemia.
TAP

Ajuda de Estado à TAP pode ser travada na justiça

2389
A Associação Comercial do Porto interpôs uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal Administrativo (STA) para impedir a injeção de 1,2 mil milhões de euros do Estado na TAP.
TAP

Sindicato: Privados a bloquear solução para TAP

242
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos acusa os acionistas minoritários da TAP, de estarem a "bloquear a solução" para a companhia aérea.
TAP

O que pode haver de mais vil?

455
A beleza nos subsídios à TAP está aqui: enquanto o lucro sai do bolso de um consumidor satisfeito, os subsídios saem do bolso de todos os contribuintes, mesmo os insatisfeitos.
Orçamento do Estado

Impostos não sobem "nesta fase". Só para a banca /premium

É um orçamento suplementar diferente, porque não sobe impostos, com exceção da nova contribuição sobre a banca. João Leão diz que os portugueses estão a favor e deixa recado ao gestor do Novo Banco.
Orçamento do Estado

TAP e Novo Banco podem custar mais que o esperado

Unidade Técnica de Apoio Orçamental diz que há vários fatores de risco na proposta de Orçamento Suplementar do Governo, entre os quais as transferências e injeções previstas para a TAP e o Novo Banco.
Coronavírus

TAP. Despedimentos "não têm de ser inevitáveis" 

O ministro das Infraestruturas defende que existem várias formas de fazer "uma reestruturação da empresa", defendendo que "o que ela tem é de ser feita com os sindicatos".
TAP

"TAP tudo fará para manter postos de trabalho"

O Conselho de Administração da TAP garantiu que "tudo será feito para a viabilização da empresa e a manutenção dos postos de trabalho", segundo adiantam as estruturas sindicais que reuniram com a TAP.
Coronavírus

TAP reúne com sindicatos na 2.ª-feira

O Conselho de Administração da TAP reúne-se na próxima segunda-feira, 15 de junho, com quatro sindicatos representativos dos trabalhadores da empresa, para debater a situação da companhia.
TAP

AR ouve "presidentes" da TAP a 23 e 24 de junho

Depois do OK de Bruxelas à ajuda do Estado à TAP, Antonoaldo Neves e Miguel Frasquilho têm audições marcadas no Parlamento para os dias 23 e 24 de junho.
TAP

PCP recusa "imposições" da UE sobre a TAP

346
Na quarta-feira, o Estado português recebeu autorização da Comissão Europeia para apoiar a TAP num montante até 1,2 mil milhões de euros, num um "empréstimo de emergência" com duração de seis meses.
TAP

BE: plano de reestruturação da TAP é pouco claro

O BE considerou que plano de reestruturação da TAP ainda está "pouco claro", sendo preciso conhecer as condições colocadas pelo Governo na negociação e repensar o modelo de atuação do Estado.
TAP

Plano para salvar TAP. 3 certezas e 2 dúvidas /premium

171
Injeção de mil milhões é o primeiro passo e ainda falta os privados aceitarem condições. Segue-se a reestruturação com consequências na dimensão da TAP. O que se sabe e o que falta saber.
TAP

TAP. Bruxelas dá "ok" a injeção de 1,2 mil milhões

1780
Está aprovada a injeção até 1,2 mil milhões na TAP. Mas Bruxelas diz que empresa já estava em dificuldade antes do Covid. TAP tem seis meses para devolver empréstimo ou propor uma reestruturação.
Coronavírus

As últimas contas (certas?) de Centeno /premium

113
O último orçamento de Centeno aponta para o regresso a défices do tempo da troika e uma dívida pública recorde. A culpa é do Covid e da queda da economia. Contas certas? Será João Leão a responder.
TAP

Governo conta que TAP retome voos com a Venezuela

O Governo conta que a TAP retome as ligações para a Venezuela logo que o espaço aéreo reabra ao tráfego normal. As ligações foram suspensas após acusações de transporte de explosivos num voo.
TAP

Plano para a TAP. Rio prevê que vai discordar

Presidente do PSD diz que "dificilmente" irá concordar com a solução do Governo para a TAP, prevendo que passe por empréstimo obrigacionista em que o Estado só "passa a mandar" se a empresa não pagar.
Coronavírus

TAP. Governo aguarda resposta dos privados

Sem revelar valores, Pedro Nuno Santos, adiantou que o Estado está pronto para fazer uma intervenção na TAP "numa questão de dias" porque "é uma empresa estratégica para o desenvolvimento nacional".
Ensaios do Observador

A TAP, a Covid-19 e a crise da aviação /premium

Que feitos vai ter a pandemia na aviação? As ajudas dos Estados vão distorcer a concorrência? E a TAP consegue sobreviver neste ambiente hostil? Ensaio de Abel Mateus.
TAP

Sindicato acusa TAP de "rigidez contabilística"

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil a TAP de "rigidez contabilística quando toca a retirar rendimento aos tripulantes" e denuncia que há trabalhadores em layoff a ganhar 300 euros.
TAP

TAP. Norte exige proporcionalidade na retoma

Seis entidades do Norte criticaram o processo de retoma da TAP numa carta enviada ao Conselho da Administração da companhia aérea, assegurando que a região vai exigir proporcionalidade no processo.
TAP

TAP. Bruxelas "em contacto" com Governo

A Comissão Europeia confirmou estar "em contacto" com o Governo português sobre possíveis ajudas estatais à TAP, devido ao impacto da crise gerada pela Covid-19 na companhia aérea.
Coronavírus

Hotelaria e TAP articulam retoma de rotas no Norte

Foi estabelecida uma plataforma de cooperação com o objetivo de "assegurar uma articulação entre as perspetivas da companhia aérea e as prioridades para a hotelaria da região".
TAP

TAP empenhada em recuperar oferta no Norte

A TAP diz estar empenhada em recuperar "tão rapidamente" quanto possível e de forma "sustentada" a oferta no Aeroporto do Porto, mostrando-se disponível para continuar o diálogo.
Emissão Especial

PAN pede "contrapartidas ambientais" à TAP

André Silva diz que a "TAP é o maior poluidor nacional".  António Costa reitera que vai apoiar a TAP porque é importante do ponto de vista estratégico.
Coronavírus

Presidentes da TAP chamados à Assembleia

O presidente do Conselho de Administração da TAP e o presidente da Comissão Executiva foram chamados pelos deputados da comissão de Economia para uma audição em data a agendar.
Emissão Especial

TAP "Alterar encargos leva a alteração de poderes"

Verdes querem "controlo público da TAP". Primeiro-ministro diz que "governo tem trabalhado com o conselho de administração com o objetivo de assegurar a viabilidade da empresa".
Coronavírus

TAP. Ministro pede respeito por Norte e Porto

O governante adiantou que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado, tendo decorrido já várias reuniões na expectativa de que "a TAP dê resposta às necessidades nacionais".
TAP

É caso para dizer: agora sim não TAP os olhos

1158
A TAP deve mesmo ser privada. Privada com as garantias de que um Estado como Portugal não deve abdicar. Se esta TAP privada não cumprir, haverá outra que cumpre desde que o Estado se dê ao respeito.
Governo

Paixões e (falta de) bom senso na TAP /premium

A sobrevivência da TAP depende do dinheiro dos contribuintes, numa altura em que as necessidades são muitas e o Estado é pobre. Mas o que tem faltado mais aos seus gestores é bom senso. Que é à borla.
Coronavírus

Câmara do Porto: TAP tem visão colonialista 

O município diz que, "independentemente da importância que o setor do turismo tem para a cidade do Porto e para o Norte, há setores empresariais que dependem das boas e frequentes ligações aéreas".
Coronavírus

Portugueses na Hungria querem voos da TAP

O Círculo de Portugal em Budapeste quer que a TAP garanta voos para o aeroporto na capital da Hungria já no verão, revertendo a decisão de suspender a operação até outubro.
TAP

TAP nega salários abaixo do mínimo em layoff

268
Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil acusou TAP de não estar a pagar o previsto na lei do layoff, referindo-se a remunerações inferiores ao salário mínimo. Empresa nega.
Coronavírus

TAP admite rever planos de rota que excluíam Porto

191
Face à enxurrada de críticas de vários quadrantes aos planos de retoma dos voos, a TAP admitiu agora revê-los. Nunca se refere à polémica com os autarcas do Norte, mas admite inverter a rota.
Parlamento

CDS acusa Governo de "fazer política" com a TAP

115
CDS acusa Governo de fazer política com a TAP em vez de agir no apoio à empresa. BE aponta contradição: ou CDS defende privados, ou defende apoio do Estado.
TAP

Algarve contesta plano de retoma da TAP

Os municípios e o Turismo do Algarve contestaram o plano de retoma de atividade anunciado pela TAP para os próximos dois meses por "não servir" a região como "principal destino turístico nacional".
TAP

TAP. Costa satisfeito com emendar de erro

137
Primeiro-ministro afirmou que "não é boa gestão" da TAP se não incluir Porto nas rotas da transportadora. Plano da TAP foi criticado pelo autarca do Porto e por Rui Rio.
TAP

TAP: PR acompanha preocupação com retoma das rotas

Marcelo afirmou que "acompanha a preocupação manifestada por vários partidos políticos e autarcas relativamente ao plano de retoma de rotas da TAP, em particular no que respeita ao Porto".
TAP

Norte, Rio e PS contra plano de voos da TAP /premium

167
Plano de voos da TAP, que se concentra no aeroporto de Lisboa, está a enfurecer os partidos. Rio diz que, assim, TAP não merece apoios. PS exige correção. Marcelo acompanha preocupação manifestada.
Coronavírus

Rui Moreira acusa TAP de impor confinamento 

467
"Num momento em que se encontra numa situação de debilidade" e "na altura em que o país mais precisa, a TAP abandona o país porque estar só em Lisboa representa abandonar o país", critica Rui Moreira.
Coronavírus

Porto. BE critica estratégia da TAP

115
O Bloco de Esquerda acusou a TAP de transformar o Aeroporto do Porto numa "espécie de apeadeiro ao serviço do Aeroporto de Lisboa", considerando-a uma "desvalorização completa do Porto".
Coronavírus

Valongo acusa TAP e pede travão ao Governo

O presidente da Câmara de Valongo considera que a administração da TAP está a tratar o Aeroporto do Porto como "um mero apeadeiro", apelando ao Governo para que "coloque um travão".
Coronavírus

Sindicato critica voos da TAP a partir do Porto

100
Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes considera irrisória a percentagem de voos da TAP com origem no Aeroporto do Porto, tendo em conta os cerca de 250 voos anunciados para o mês de julho.
Vila Real

Vila Real critica erro da TAP ao "excluir Norte"

A câmara transmontana reagiu às recentes notícias que dão conta "da intenção da TAP Air Portugal em retomar a sua atividade, excluindo praticamente o Aeroporto Francisco Sá Carneiro".
Coronavírus

O avião na era Covid. A guerra agora é "química" /premium

123
A aviação tenta reconquistar a confiança dos passageiros. Aviões cheios sim, mas as regras mudam: todos de máscara, contactos mínimos com a tripulação e desinfeção a cada 24 horas.
Turismo

TAP nossa que estais no céu

1315
Seria um erro voltar aos modelos do passado em que a administração da TAP estava nas mãos (tantas vezes pouco esclarecidas) do Estado e dos seus “muchachos”, qualquer que fosse a sua cor política.
TAP

S&P revê em baixa rating de crédito da TAP

A Standard & Poor's (S&P) reviu em baixa o rating de crédito de emitente atribuído à TAP e o das obrigações senior unsecured, no montante de 375 milhões de euros, de "B" para "B-".
Coronavírus

TAP. CDS recomenda "sentido de Estado"

O partido pede ao ministro das infraestruturas que "não olhe para os empresários como inimigos, que não desconfie da iniciativa privada porque nas funções que ocupa cabe usar de sentido de Estado".
Coronavírus

Voos para Açores e Madeira foi opção "muito firme"

O ministro das Infraestruturas diz que a manutenção de voos para os Açores e Madeira durante a pandemia foi uma opção política "muito firme", apesar das posições contrárias dos executivos regionais.
TAP

Não tem Porsche nem vergonha

2782
O ministro Santos não tem vergonha e não tem Porsche; mas tem Poder. Não se pode realmente ter tudo. Mas entregar Poder a pessoas que não hesitam em difamar para intimidar é um risco.
Coronavírus

Insolvência. Estado deve apoiar TAP sem condições?

835
Pedro Nuno Santos admitiu todos os cenários para a TAP, até a insolvência. "Se privados não aceitarem condições, Estado deve intervir na mesma?", perguntou. Ministro negou divergências no Governo.
Coronavírus

Neeleman financiou estudo que relativiza Covid-19

850
O empresário do setor da aviação, muito afetado pelas restrições no tráfego aéreo resultantes da pandemia, trocou e-mails e opiniões com autores do estudo. Só agora se descobriu que o financiou.
Coronavírus

SITAVA pede fim do layoff na TAP no final de maio

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos pediu o fim do layoff na TAP no final de maio e apelou a empresas e Governo para que seja retomada a situação salarial normal.
TAP

Apoio público à TAP não chega antes de junho

Pedido de garantia do Estado feito pela TAP precisa de ser fundamentado. E negociado com Bruxelas. Injeção financeira deverá chegar à empresa em junho.
Coronavírus

UTAO assinala perigos de linhas de crédito e TAP

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental alertou que linhas de crédito constituirão "passivo contingente" do Estado, assinalando também os riscos orçamentais de uma intervenção na TAP.
Novo Banco

Novo Banco. Centeno reconhece falha de comunicação

725
O ministro das Finanças reconhece falha de comunicação com António Costa. Não vê necessidade de nacionalizações. Estuda extensão de moratórias. Admite perder 10 mil milhões de euros em receita fiscal.
Governo

Sócrates saiu do PS; o socratismo ficou no governo /premium

149
A TAP será, provavelmente, a próxima crise política. E se alguém falar em comissão de inquérito e a esquerda quiser meter a privatização ao barulho, Rio dirá três palavrinhas mágicas: claro que sim.
TAP

TAP. Solução é urgente e todos vão ter de ceder /premium

A TAP ainda não tem plano e está em desvantagem para atravessar crise. É urgente uma solução. Estado e privados terão de fazer cedências, avisa diretor executivo da banca de investimento do Citigroup.
Emissão Especial

Costa: "Portugal não pode prescindir da TAP"

303
Iniciativa Liberal questionou o PM sobre a afirmação de que Portugal terá sempre um companhia aérea . Costa reafirma que "não podemos prescindir de uma companhia que voe com as cores nacionais".
Emissão Especial

Rio: Capitalização TAP "Qual o modelo do Governo?"

O presidente do PSD pediu ao primeiro ministro que esclarecesse se a transportadora tem um plano de negócios, o líder do PSD quer saber de que forma será feita a injeção de capital na empresa.
Emissão Especial

Rui Rio: "TAP é uma empresa tecnicamente falida"

182
O líder do PSD criticou a centralização das operações da TAP em Lisboa e pediu um esclarecimento sobre o pagamento de salários acima de 1900 euros em contexto de lay off.
Coronavírus

Novo voo Luanda-Lisboa no dia 14 de maio

O novo voo será realizado pela TAP e promovido pela agência de viagens angolana Ask4 para levar para Portugal cidadãos que estejam retidos em Angola devido ao fecho de fronteiras decretado.
Coronavírus

TAP prevê retomar voos para Brasil a 18 de maio

3671
O Brasil será o primeiro destino de longo curso que a TAP planeia retomar a 18 de maio. Já esta semana, site indica voos para Londres e Paris, mas só deverão realizar-se se houver procura.
TAP

Rui Rio contra apenas três rotas da TAP no Norte

O presidente do PSD manifestou-se contra uma eventual reativação da operação da TAP com apenas três destinos a partir do Norte, o que transformaria a transportadora numa "empresa regional".
Coronavírus

TAP. Posição de Pedro Nuno Santos divide opiniões

158
Presidente do Sindicato de Handling acusa ministro de não ter feito nada pela TAP, ao fim de dois meses. Comissão de trabalhadores cita Pedro Nuno Santos para pedir o regresso do controlo do Estado.
Coronavírus

PS contra diminuição da operação da TAP no Porto

Os socialistas dizem que esta decisão pode ter "riscos elevados" nas exportações do Norte, "que representam mais de 40% do volume nacional" e no turismo, "que muito ajudou ao dinamismo económico".
TAP

A TAP ou o dinheiro dos contribuintes a voar

1553
O governo não deve “corrigir” um erro com outro erro, seria até imoral fazê-lo quando Portugal continua endividado e atravessa uma crise, onde certamente terá muita gente necessitada.
Coronavírus

Buffett vendeu todo o investimento no setor aéreo

981
"O mundo mudou" para estas empresas, reconheceu o lendário investidor, que não quer ficar exposto a empresas que "apenas irão consumir dinheiro nos próximos tempos".
PS

O jovem Pedro Nuno: o aspirante a PM /premium

955
Pedro Nuno dos Santos está-se nas tintas para o futuro da TAP e para os seus trabalhadores. Só tem duas preocupações: falar para o seu eleitorado da esquerda radical, e aumentar o seu poder.
Coronavírus

Associação de Rui Moreira ataca TAP "regional"

900
Movimento do autarca diz que é "insultuosa" a notícia que dá conta da retoma da operação da TAP com 71 rotas a partir de Lisboa e apenas 3 a partir do Porto: "um assalto à região".
TAP

TAP. CDS vê contradições entre Costa e Pedro Nuno

206
O CDS considerou que existem "contradições" entre as posições do primeiro-ministro e as do seu ministro Pedro Nuno Santos, sobre a TAP, e exigiu conhecer qual o caminho do Governo para esta empresa.
Coronavírus

Menos voos da TAP preocupa Matosinhos

162
"A câmara vê com muita preocupação o facto de a comissão executiva da TAP entender que pode ligar o Porto a apenas três rotas, nomeadamente Funchal, Londres e Paris ", diz a autarca.
Coronavírus

Será preciso redefinir estratégia e perfil da TAP

A Parpública, empresa do Estado que tem 50% da TAP, avisa que as próximas semanas serão determinantes. Mas não bastam apoios, é preciso redefinir a estratégia e o perfil da transportadora.
TAP

O povo é quem mais paga ordena!

327
Pedro Nuno Santos não investe o seu dinheiro na TAP, nem se importa com quanto mais o povo irá pagar pela TAP. O que o preocupa é instrumentalizar o maior número possível de meios para ser líder do PS
Coronavírus

Bloco quer projeto lei para nacionalizar TAP

1268
O Bloco de Esquerda quer agendar, com urgência, no parlamento, o projeto de lei para a nacionalização da transportadora aérea TAP, que se encontra em lay-off desde março devido à pandemia.
Coronavírus

Lay-off. Sindicato acusa TAP de não cumprir regras

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que a TAP se recusa a pagar "corretamente" aos tripulantes de cabine, não cumprindo as regras para o regime de lay-off simplificado.
Coronavírus

Sindicato acusa TAP de não cumprir regras

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil diz que a TAP e recusa a pagar "corretamente" aos tripulantes de cabine, não cumprindo as regras estabelecidas pelo regime de "lay-off"
Coronavírus

TAP prolonga "lay-off" até 31 de maio

A empresa vai prorrogar o período de 'lay-off' por 30 dias umas vez que "as restrições à mobilidade dos cidadãos de todo o mundo e as incertezas face à retoma da atividade" se mantém.
Coronavírus

Trabalhadores querem Governo a controlar TAP

626
A Comissão de Trabalhadores da TAP considera que o Governo tem o dever e a obrigação, para com o povo português e os trabalhadores da companhia aérea, de assumir o controlo da empresa.
TAP

TAP pediu garantias do Estado 

110
A TAP pediu garantias ao Estado para duas possíveis operações de financiamento do Haitong Bank e do ICBC Spain para um total de 350 milhões de euros, para minimizar os danos provocados pela Covid-19.
Coronavírus

Milhares de portugueses regressam a casa

Cerca de seis mil portugueses regressaram a casa já depois dos condicionamentos do espaço aéreo em voos que levaram carga humanitária para os países de onde foram repatriados.
Coronavírus

Neeleman. TAP agora precisa de "garantia estatal"

400
Acionista da TAP David Neeleman diz que o "Estado não teve de colocar um euro" na companhia desde a privatização. Agora a TAP precisa de "uma garantia estatal", não de um "empréstimo direto".
Coronavírus

Financiamento para a TAP pode vir de banco chinês

5900
O financiamento à tesouraria da TAP pode ser coordenado pelo banco chinês ICBC e financiado por instituições estrangeiros, indica o Jornal Económico. Mas não dispensará um aval do Estado.
Coronavírus

Brasil fretou seis voos da TAP para repatriamento

550
Os voos têm como destino São Paulo. A bordo vão, na sua maioria, viajantes brasileiros. O primeiro desses voos de repatriamento partiu esta quinta-feira, às 11h, do aeroporto Humberto Delgado.
Coronavírus

Ajuda do Estado à TAP vai impor condições

2059
TAP pediu isenções fiscais e de taxas e apoios de tesouraria, que passam por aval do Estado. Presidente da empresa diz que "quem ajuda impõe condições" e não afasta reforço público ou nacionalização.
Sob Escuta

TAP? "Não podemos correr o risco de a perder"

1534
"Não podemos excluir a necessidade de nacionalizar a TAP, ou outra empresa fundamental para o país", disse o primeiro-ministro na entrevista ao Observador. Pode ouvir aqui esse excerto do Sob Escuta.
Atualidade

Um "enxame" de aviões desapareceu do céu em abril

337
O tráfego aéreo caiu a pique no período da Páscoa. Vídeos mostram uma diferença radical entre o início de março e de abril. O aeroporto de Lisboa transformou-se num enorme parque de estacionamento.
Coronavírus

TAP acusada de desrespeitar condições do "lay-off"

Na semana passada a TAP decidiu avançar com um processo de "lay-off" para 90% dos trabalhadores, com redução do período normal de trabalho em 20% para os restantes colaboradores.
Coronavírus

Groundforce. "Acredito em medidas para apoiar-nos"

114
Parada a 96%, a empresa que faz as operações de solo nos aeroportos está num momento decisivo. Administrador-executivo acredita que o Governo vai tomar medidas para salvar o setor e não só a TAP.
TAP

Pedrosa pede ajuda do Estado para financiar TAP

1192
Empresa enfrenta grave crise, depois de já ter tido prejuízos elevados em 2019. O acionista português privado da companhia aérea defende que é altura do Estado intervir, mas é contra renacionalização.
Coronavírus

TAP pode ter empréstimo com aval do Estado

426
Plano no curto prazo para a TAP pode passar por empréstimo com aval do Estado de 200 a 300 milhões de euros. Mas não é solução definitiva. É preciso capital e uma nacionalização temporária é cenário.
Coronavírus

TAP já avançou com "lay off" e reduções de horário

214
A companhia aérea garante sempre dois terços do salário em lay off — quando ultrapassar limite máximo de 1905 euros, a TAP paga a diferença. Quem ficar a trabalhar recebe 80% do ordenado.
Coronavírus

TAP tenta aderir a regime de lay-off

565
A TAP vai pedir adesão ao lay-off para evitar despedimentos. Sindicato confirma: "Vai pedir o lay-off para os próximos 3 meses". Fonte da TAP diz que só oficializam depois de notificar trabalhadores.
Coronavírus

São Tomé autoriza TAP a aterrar e levar europeus

Os "cidadãos europeus, sobretudo portugueses" retidos no país desde que as autoridades encerraram o espaço aéreo, serão retirados na quinta-feira por um avião da transportadora aérea TAP.
Coronavírus

TAP anuncia plano para repatriar mil portugueses

221
TAP, "em estreita articulação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros", vai transportar para Portugal "mais de mil portugueses" que estão em Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Angola
Coronavírus

TAP corta todos os custos. Laborais e outros

122
Não renovação de contratos a prazo já afetou 100 colaboradores e há mais corte de custos. Licenças sem vencimento até 6 meses e renegociação de prazos de pagamento. Para sobreviver até chegar ajuda.
Noticiário

14h. TAP e SATA suspendem a maioria dos voos

TAP passa a operar apenas 15 das 90 rotas de que dispunha. A SATA anunciou a suspensão das ligações entre as ilhas açoreanas e voos provenientes do exterior.
TAP

Sindicato de tripulantes e TAP reúnem-se

Vai ser analisada "a situação laboral e as medidas a adotar, incluindo o recurso à greve" devido a constantes atropelos ao Código do Trabalho e ao desrespeito dos tripulantes de cabine da TAP".
TAP

"Não estou vendedor" na TAP, diz Humberto Pedrosa

O empresário Humberto Pedrosa, que detém 50% do consórcio Atlantic Gateway, garante estar "empenhado na recuperação" da TAP.
TAP

Governo espera retirada de suspensão da Venezuela

O chefe da diplomacia portuguesa garantiu estar a "fazer tudo para que esse levantamento seja possível e o mais brevemente possível". Mas não aceita "mudar a política externa portuguesa".
Coronavírus

TAP abre programa de licenças sem vencimento

O programa voluntário de licenças sem vencimento tem como objetivo "dimensionar a força de trabalho à atividade operacional atual", que teve uma queda acentuada devido ao surto viral.
A página está a demorar muito tempo.