456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

CRESAP

CRESAP

Cresap: prioridade a concursos em avaliação

No dia 1 de dezembro, quando a atual direção da Cresap entrou em funções, recebeu da anterior 83 procedimentos concursais em diferentes fases para dirigentes superiores.
CRESAP

Damasceno Dias indicado para presidente da Cresap

Em 19 de outubro vai ser ouvida a nova equipa da Cresap composta por Damasceno Dias, como presidente, e por Maria Eugénia Almeida santos, João de Salis Gomes e Maria Cristina Coelho, como vogais.
Governo

Más notícias

Para o Governo do PS, o processo de seleção para a administração pública é simples. O primeiro critério é fazer parte da alcateia. Assim, com um ou dois telefonemas escolhe-se a pessoa “certa”.
Noticiário

9h. Nomeações. Ex-líder da CRESAP ataca Governo

No centro da polémica, está a escolha de Tiago Preguiça para o topo da segurança social, ele que não tem experiência nestas funções e fez toda a carreira em gabinetes de ministros socialistas.
Resposta Pronta

"Governo usa buracos na lei para fazer nomeações"

Novo diretor-geral da Segurança Social foi escolhido em regime de substituição, sem experiência. João Bilhim defende que estes casos podiam ser evitados, mas "o governo é avesso a planeamento"
Governo

O PS e o Estado: aos amigos tudo, aos outros a Lei

Quando os melhores da Administração Pública veem o acesso aos lugares de topo vedado porque está reservado a uma casta tantas vezes impreparada não ajuda a fazer face aos desafios que têm pela frente.
CRESAP

Como ocupar um cargo e só depois ganhar o concurso

Há dirigentes a exercer durante meses ou anos sem concurso. Outros vencem o concurso, mas depois de já estarem no cargo. Como o regime de substituição beneficia os candidatos escolhidos pelo Governo.
Governo

A captura das instituições, outra vez

O poder absoluto de um Governo é inimigo do crescimento. É um erro a captura das instituições pelo poder político, erro que estamos a cometer de novo, hoje com ainda menos pessoas preocupadas com isso
Ministério da Defesa

12 dirigentes ilegais no Ministério da Defesa

No topo da estrutura, são 12 os dirigentes em funções há mais de dois anos sem concurso e em regime de "substituição" fora de prazo. Tutela promete solução para "breve". Mas CReSAP não tem concursos.
CRESAP

CDS quer documentos sobre nomeações para a TAP

O CDS-PP defendeu esta segunda-feira que o Governo teve de ter consultado a CReSAP sobre as nomeações para a TAP e desafiou-o a divulgar os respetivos documentos.
Comentário

Os partidos portugueses foram sempre do Estado

"O Estado é ainda uma grande fonte de rendimento e de estatuto. Os partidos tornaram-se a via através da qual o Estado é disputado e repartido", analisa Rui Ramos.
Atualidade

O Governo PSD/CDS acabou com a nomeação de boys?

O Governo de Passos Coelho criou a CRESAP, uma comissão para selecionar dirigentes para o Estado. Veja se resultou. E descubra quem foi o ministro que nomeou mais boys
Investigação

Cartão partidário? Uma carreira de futuro

Metade dos militantes do PSD e CDS que chegaram às short-lists da CRESAP acabaram nomeados. Cristas foi recordista na escolha de boys. A comissão criada para promover o mérito tem falhas, diz estudo.
CRESAP

25 pedidos de concurso público em espera

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública adiantou que "há 25 pedidos de concursos" para dirigentes de cargos públicos à espera da nova equipa da comissão.
CRESAP

Margarida Proença substitui João Bilhim na Cresap

Margarida Proença ja era vogal permanente da Cresap e substitui agora João Bilhim na presidência. Bilhim reforma-se a 12 de outubro e Governo não aprovou nenhum despacho para o manter no cargo.
Administração Pública

A CRESAP, os Boys, as Girls e os outros

Defendi num livro em 2012, e continuo a defender, a existência de uma instituição com funções semelhantes à CRESAP. A experiência acumulada deve permitir melhorar o modelo, não suprimi-lo.
CRESAP

Governo lança 25 novos concursos de dirigentes

Por querer um perfil de candidato novo, ou porque é preciso reorganizar os serviços: o Executivo de António Costa já deu trabalho à Cresap. Em muitos dos casos, já foram nomeadas equipas provisórias.
CRESAP

Vogal da ANAC sem competências técnicas

A CRESAP considerou que Lígia Fonseca não tem competência técnica, experiência profissional nem formação adequadas para vogal da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).
CRESAP

Reforço de competências para o CRESAP

O presidente da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), João Bilhim, defendeu, no parlamento, que a entidade que lidera devia ter competências de avaliação e acompanhamento dos mandatos dos gestores públicos.
CRESAP

Vogal da ANAC levanta dúvidas

O presidente da CRESAP, João Bilhim, admitiu ter dúvidas sobre a escolha de Lígia Fonseca para a administração da Autoridade Nacional da Aviação Civil, questionando a razão para estar "há tanto tempo em regime de substituição".
CRESAP

Governo cancela 12 concursos para dirigentes

De um total de 41 concursos que estavam pendentes por causa das eleições, o Governo de Costa cancelou 12 e avançou com nove. Maioria dos casos era do ministério de Vieira da Silva.
Governo

Concursos para altos cargos no Estado anulados

O Governo vai anular "alguns concursos" para altos cargos da Administração Pública. Cresap diz que dentro de quinze dias "serão publicados despachos de anulação" com fundamento de alteração de perfil.
Caso Vistos Gold

Jurista apanhado nas escutas nomeado para a PCM

O chefe de gabinete do secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros foi apanhado nas escutas dos Vistos Gold a falar com António Figueiredo para obter cargos na administração pública.
Concursos Públicos

Esquerda critica Cresap, mas não é para mudar já

Há um ano Costa pediu balanço do trabalho da Cresap nas nomeações no Estado mas, chegado ao Governo, comissão mantém-se. PS, PCP e BE não gostam do modelo, mas assumem que "não é prioridade".
Governo

Chumbado para diretor-geral, chamado para Governo

Atual secretário de Estado das Florestas concorreu a presidente no Instituto de Conservação da Natureza mas não ficou entre os três primeiros. Agora vai tutelar instituto. Cresap alvo de críticas.
CRESAP

45 dias para escolher altos dirigentes

Parlamento aprovou uma alteração à lei que fixa um limite de 45 dias para designação de um entre os três candidatos apresentados pela CReSAP para um cargo de direção superior na Administração Pública.
Legislativas 2015

Governo pode nomear boys até às eleições

Nova lei que trava nomeações depois de Presidente convocar eleições não deverá entrar em vigor antes de setembro.
CRESAP

Boys. Maioria diz que cor política não é exclusão

A oposição acusa a maioria de plantar "boys" na administração pública. PSD/CDS rejeitam essa tese e defendem que a ligação partidária não deve ser fator de exclusão nos concursos públicos.
Privatizações

Governo muda gestores de regulador da aviação

O Governo prepara-se para substituir a equipa de gestores da ANAC, regulador do setor da aviação que terá de se pronunciar em breve sobre venda da TAP. Proposta de designação já chegou à Cresap.
CRESAP

Fisco pode ficar sem diretor até próximo Governo

Aviso de abertura do novo concurso só deverá ser formalizado esta semana. Depois disso, Cresap leva "cerca de 30 dias" para entregar a short list. Mas nova lei impede nomeações em tempo de campanha.
Concursos Públicos

AR tenta travar nomeações em período eleitoral

Proposta do Governo recupera norma de 2004 que prevê que nomeações para Administração Pública não possam ser feitas em período de campanha. Parlamento tem pouco mais de um mês para aprovar lei.
Concursos Públicos

45 dias para escolher dirigentes para o Estado

Governo aprovou em Conselho de Ministros proposta de lei que altera regras da comissão de recrutamento para cargos de topo no Estado. Tutela passa a ter prazo de 45 dias para escolher dirigentes.
CRESAP

Concursos: Novas regras reformuladas

Primeira versão que impunha 30 dias aos governantes para nomear um dos três nomes selecionados pela Cresap foi chumbada. Novas regras mais aligeiradas vai a Conselho de Ministros.
Conselho de Ministros

Governo aperta regras para nomeações

Ministros passam a ter 30 dias para escolher um dos três nomes indicados pela CRESAP que vai passar também a definir o perfil para o cargo que o Governo quer preencher.
CRESAP

Governo vai ter 30 dias para escolher candidatos

O secretário de Estado José Leite Martins vai propor esta alteração ao Estatuto do Pessoal Dirigente que irá apresentar aos sindicatos.
CRESAP

A polémica do lugar guardado para o deputado do PS

Deputado Agostinho Santa foi escolhido pelo Governo para subinspetor-geral da Educação. Depois de acusação de Passos, socialista explica que renunciou ao lugar porque preferiu continuar deputado.
Administração Pública

Governo preferiu "confiança política" a mérito

João Bilhim acusa Governo de ignorar as recomendações da CRESAP. Em 62 cargos propôs uma "short list" de três nomes, após o devido concurso. O executivo guardou as recomendações na gaveta.
CRESAP

15 dos 17 chefes do Fisco escolhidos sem concurso

A denúncia é feita por João Bilhim: os concursos para 15 dos 17 altos dirigentes do Fisco já foram concluídos mas o Governo guardou lista na gaveta, mantendo os anteriores funcionários.
Concursos Públicos

Cresap debaixo de fogo. Nova queixa em tribunal

Depois da Cresap ter sido intimada a revelar fundamentação, concorrente alega existência de "não-critérios" e avança com ação em tribunal. Nomeações políticas para a Segurança Social agitam as águas.
Administração Pública

Quando o mérito é o menos importante

Ou se assume politicamente que a selecção de dirigentes deve ser do governo. Ou se reconhece que, como está, a CRESAP não passa de uma ideia bem-intencionada cujos efeitos deixam muito a desejar
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.