790kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Congresso PCP

Noticiário

8h. Pinto Moreira continua a exercer sem restrição

Montenegro retirou a confiança política a Pinto Moreira depois de o antigo autarca ter sido constituído arguido no âmbito da Operação Vórtex. Ainda neste jornal, jornadas do PCP com foco no ambiente.
Reportagem Observador

Ovelhas no IP8 e a imigração ilegal. PCP em Beja

No arranque das Jornadas Parlamentares, o PCP chama SEF, ACT e Segurança Social à AR. Vistam as obras (inacabadas) do IP8, onde se ouvem ovelhas ao fundo. "Não há carros, mas há ovelhas".
Congresso PCP

A farsa equivalência

Pelo planeamento sem falhas, via-se bem que estávamos num congresso comunista organizado durante a pandemia. Pelas intervenções, dir-se-ia que a pandemia era a gripe espanhola de 1918.
Política

Democracia e democracias

Cada dia que passa sem o anúncio de recandidatura do Presidente representa uma manifestação de desprezo por umas eleições democráticas que, mais do que nunca, são um teste à maturidade da democracia.
Congresso PCP

Os vencedores, vencidos e os ausentes do congresso

Jerónimo, apesar de tudo, saiu reforçado. João Ferreira, longe de ser galvanizante, é "o" camarada. Num congresso esvaziado de política, são eles os grandes vencedores. E Costa, que acabou a sorrir.
Congresso PCP

O guião do PCP para as próximas batalhas

Depois de quatro eleições com os piores resultados da história comunista, o PCP reuniu-se em congresso para preparar as próximas. O que mudou? Quase nada. O guião do PCP para as batalhas de 2021.
Congresso PCP

Prémios "Czar de ouro" do Congresso do PCP 

Do prémio Photoshop ao Karpov, passando pelo prémio Sibéria ou o "a farramenta é minha". O Observador esteve no congresso do PCP e atribuiu os seus galardões criados exclusivamente para este evento.
Congresso PCP

Entrelinhas. Jerónimo sem prazo e a precisar do PS

Jerónimo disse uma frase que não estava no discurso escrito para garantir que não está a prazo. Admitiu ainda que precisa do PS para criar "alternativa" à direita. O discurso final nas entrelinhas.
Atualidade

Os avisos de Jerónimo no encerramento do Congresso

Jerónimo foi reeleito líder do partido e garantiu que não se encontra "a prazo". Contra a esquerda que "desistiu" do país, o PCP está pronto para dialogar com o PS.
PCP

Jerónimo continua líder, mas deixou de ser unânime

Pela primeira vez um dos membros do Comité Central não concorda com escolha de Jerónimo de Sousa. João Ferreira sobe na estrutura. Homens fortes da Comissão Política e Secretariado passam a cinco.
Congresso PCP

Quando os potenciais carrascos servem para aliados

Se, antes, os dirigentes comunistas portugueses tinham algum pejo quando lhes perguntavam sobre a Coreia do Norte, hoje reconhecem que apoiam essa “democracia popular”.
Congresso PCP

Paz, amizade e PCP disponível para apoiar PS

Jerónimo de Sousa criticou PS, mas pelo púlpito comunista no pavilhão Paz e Amizade, não passaram mais ataques ao Governo. Afastar a direita -- agora extremada -- continua a colar as duas partes.
PCP

António Costa ordenou carga policial em 2001?

Catarina Cardoso da célula dos Ferroviários da Organização Regional de Lisboa discursou no Congresso acusando António Costa de, em 2001, ordenar "uma carga policial sobre os operários da Sorefame".
Congresso PCP

PCP. O Bloco de Esquerda "arrumou as pantufas"

Vasco Cardoso afasta a ideia de um secretário-geral adjunto e diz que Jerónimo será eleito para quatro anos: "Não será um SG a prazo". Em entrevista, acusa BE de ter fugido dos problemas.
Fact Check

O candidato João Ferreira está a ser "silenciado"?

Acusação surgiu no congresso comunista, em Loures, e o Observador foi passar em revista os registos noticiosos sobre o candidato presidencial do PCP nos dois últimos meses para verificar a afirmação.
Congresso PCP

Ataque a Marcelo e a inspiração no mestre de Avis

O candidato presidencial falou sete minutos e 40 segundos ao Congresso, num discurso carregado de críticas a Marcelo. João Ferreira, como Cunhal, lembrou o mestre de Avis.
Congresso PCP

PCP deixa cair referências à Coreia do Norte 

O regime norte-coreano foi apagado das intervenções dos principais dirigentes do partido. Ao contrário do que aconteceu em 2012 e 2016, teses do partido não têm qualquer referência à Coreia do Norte.
Pandemia

A irredutível tribo de Jerónimo e o Natal

Quando Trump e Bolsonaro desconsideram a pandemia, todos condenam a sua inconsciência homicida, mas quando o PCP se nega a adiar o congresso, ninguém lamenta a sua insensibilidade sanitária.
Congresso PCP

Secretário-geral adjunto? "Não vai acontecer"

João Ferreira está focado na campanha presidencial e garante que não será secretário-geral adjunto, nem essa figura, acredita, será criada. Contra-ataca Marcelo com sketch dos Gato Fedorento
Congresso PCP

Um Congresso em emergência e alunos sem pavilhão

Luís e Hugo vieram do Barreiro com a missão de desinfetar as mesas, mas discursos só ao longe. Nem todos os militantes são delegados, mas por vezes lá se desenrasca "uma senha de cinco minutinhos".
Congresso PCP

"Se for melhor chumbar um OE, o PCP fá-lo-á"

Em entrevista, o antigo secretário-geral comunista diz que o PCP não hesitará em romper com o PS se a alternativa for manter uma política de direita. Ascensão de uma maioria com o PSD não assusta.
Emissão Especial

"Não é necessário um secretário-geral adjunto"

O candidato presidencial do PCP, João Ferreira, garante estar concentrado nas eleições e rejeita o cargo de secretário-geral adjunto. Quanto ao congresso: "Não seria o PCP a fechar-se em casa".
Congresso PCP

"Governo cumprimentou patrão com chapéu de outros"

Líder parlamentar do PCP garante que abstenção no OE foi "um distanciamento" do PS que acusa de ter-se aproveitado de ganhos comunistas. Mesmo assim não descarta voltar a entrar no barco de Costa.
Emissão Especial

Carlos Carvalhas de saída do Comité Central do PCP

Carlos Carvalhas, antigo secretário-geral do PCP, afirma que o PS foi obrigado a ceder a propostas "muito positivas" dos comunistas. De saída do Comité Central garante que sai de "mútuo acordo". 
Atualidade

As críticas que Jerónimo de Sousa deixou ao PS

O partido viabilizou o OE um dia antes, mas Jerónimo de Sousa acabou por deixar duras críticas ao Governo de António Costa.
Vichyssoise

"A vida política não pode ser só tática"

Autarca de Loures diz que adiar o Congresso para depois da vacina iria diminuir os direitos, já que "não se sabe quando isso vai ser". Diz que Jerónimo tem "força para mais quatro anos e muito mais".
Emissão Especial

"Propostas do PCP são as mais valorizadas no OE"

João Oliveira, líder parlamentar comunista, defende que "o Governo está a cumprimentar o patrão com o chapéu dos outros" e garante que objetivo do PCP não é apoiar o PS para sempre. 
Congresso PCP

Ouça aqui a emissão a partir do Congresso do PCP

O PCP está a realizar o primeiro Congresso partidário em pandemia. A Rádio Observador está a seguir tudo numa emissão especial a partir de Loures.
Emissão Especial

"Joe Biden? Imperialismo americano? Vá lá, é 2020"

Jorge Fernandes, cientista político, considera que o PCP está a "pagar para ver" no Parlamento e não tem grandes objetivos de expandir o eleitorado. "Estão a conter as perdas e a mobilizar os fiéis".
Congresso PCP

Entrelinhas. Jerónimo entre a "oposição" e o poder

Num discurso longo, Jerónimo de Sousa demarcou-se das opções do PS, mas deixou claro que vai continuar a tentar influenciar António Costa. E ainda alertou para os riscos do regresso da direita.
Congresso PCP

Quem é quem no tabuleiro de xadrez do PCP

Congresso acontece em clima de guerra. PCP junta 600 delegados em nome da liberdade política em tempos de pandemia. Sucessão é um tabu, mas rei está seguro. São os peões que decidem. Quem é quem?
Congresso PCP

Comité Central mais pequeno e com menos históricos

PCP faz sair nomes históricos da lista do Comité Central e fala de tentativa de rejuvenescimento do órgão. Mas a média de idades aumentou. Carlos Carvalhas, Arménio Carlos e Agostinho Lopes de fora.
Congresso PCP

Raio-x ao PCP. Entre o poder e o declínio

Na mesma semana em que salva o Orçamento do PS, o PCP organiza um congresso controverso para discutir presidenciais, autárquicas e a relação com o poder em plena crise de resultados eleitorais.
Congresso PCP

PCP exclui nova 'geringonça' e descola do PS

PCP ainda sente o peso de ter integrado a geringonça, mas está decidido a tapar o assunto com pedra bem pesada (a que coloca o PS à direita, aliado do PSD/CDS). Dedica parte das teses a justificar-se.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora