A história “With your wings”, escrita pelo Prémio Nobel da Literatura John Steinbeck, vai voltar a ser publicada. De acordo com a Associated Press (AP), o diretor da revista The Strand Magazine encontrou a obra, que estava desaparecida desde a II Guerra Mundial.

Em 1944, Orson Welles, que seis anos antes tinha protagonizado o episódio radiofónico “A Guerra dos Mundos”, leu na rádio aquela história do escritor americano de forma emocionada, recorda a AP. Faltava um ano para o conflito terminar e, curiosamente, John Steinbeck estava a trabalhar como correspondente de guerra na Grã-Bretanha e Mediterrâneo para o jornal New York Herald Tribune.

Em “With your wings”, o autor de As Vinhas da Ira (1939) e A Leste do Paraíso (1952) abordava mais uma vez as injustiças sociais, nomeadamente a segregação, explicou Andrew F. Gulli, diretor da revista The Strand Magazine, que encontrou recentemente a história nos arquivos da Universidade do Texas nos Estados Unidos. Não há registos de que alguma vez tenha sido publicada em livros ou revistas, e vários especialistas em Steinbeck afirmaram desconhecer a obra.

A história começa com o Segundo Tenente William Thatcher, que acaba de completar o treino e, na cerimónia de despedida, recebe duas asas de prata na lapela. A viagem de carro que Thatcher faz é celebrada por todos os que assistem. É um herói que todos saúdam com respeito, um herói que sente muito o peso da responsabilidade.

Só mais tarde é que John Steinbeck revela que William Thatcher é afro-americano, numa altura em que havia segregação racial nas Forças Armadas. Uma das frases mais fortes da história é dita pelo pai do militar: “‘Filho, todo o homem negro no mundo vai voar com as tuas asas”, escreveu Steinbeck.

Romancista norte-americano nascido em 1902, John Steinbeck recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1962. Mesmo 70 anos depois de ter sido lida por Orson Welles, é certo que não vão faltar leitores ávidos para “With your wings”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR