O número de desempregados registados em Espanha desceu 5,39% em 2014 face ao final do ano anterior. A diminuição corresponde a uma descida de cerca de 253 mil pessoas inscritas como desempregadas, segundo dados divulgados esta segunda-feira. É a maior redução anual, em termos absolutos, desde 1998, com a taxa de desemprego a afastar-se dos máximos atingidos no auge da crise económica e financeira.

Segundo o Ministério do Trabalho espanhol, havia 4.447.711 pessoas desempregadas em Espanha no final de dezembro, menos 5,39% do que no final de 2013. O número de desempregados caiu pelo segundo ano consecutivo e registou-se em dezembro, numa comparação mensal, a segunda maior queda do desemprego de sempre. De novembro para dezembro, o número de desempregados caiu em mais de 64 mil pessoas, descendo pelo quinto mês consecutivo.

Desemprego diminui face aos máximos da crise

SPUE Index (Spain Registered Une 2015-01-05 09-06-54

O número de desempregados em Espanha está a afastar-se dos máximos registados no auge da crise económica e financeira. Fonte: Bloomberg 

São “dados encorajadores, que nos incentivam a continuar a trabalhar”, afirmou Engracia Hidalgo, secretária de Estado do Emprego, citada pelo El Mundo. “Temos hoje mais 253 mil razões para estarmos otimistas, mas ainda nos faltam muitas mais pelas quais continuar a trabalhar na recuperação do emprego estável e de qualidade no nosso país”, acrescentou.

Em 2014, o desemprego continuou a subir no setor agrícola, com mais 6,2% de desemprego nesse setor. Contudo, diminuiu o número de pessoas desempregadas nos setores dos serviços, indústria e construção. Diminuiu mais o desemprego entre os homens (-7,9%) do que entre as mulheres (-2,9%).

A economia espanhola saiu da recessão técnica – a segunda no espaço de cinco anos – em meados de 2013. O produto interno bruto (PIB) subiu 0,5% no terceiro trimestre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR