790kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Futebol inglês. Mais três líderes de clubes envolvidos em escândalo de corrupção

Este artigo tem mais de 5 anos

O The Telegraph divulgou esta quinta-feira gravações de mais três líderes de clubes de futebol ingleses a negociar subornos com jornalistas disfarçados de empresários desportivos.

Tommy Wright, Jimmy Floyd Hasselbaink e Massimo Cellino foram apanhados em gravações secretas dos jornalistas do The Telegraph
i

Tommy Wright, Jimmy Floyd Hasselbaink e Massimo Cellino foram apanhados em gravações secretas dos jornalistas do The Telegraph

Getty Images

Tommy Wright, Jimmy Floyd Hasselbaink e Massimo Cellino foram apanhados em gravações secretas dos jornalistas do The Telegraph

Getty Images

Depois da demissão do treinador da seleção inglesa de futebol, Sam Allardyce, na sequência de uma investigação do jornal britânico The Telegraph que provou que o técnico recebeu subornos, o futebol inglês continua envolvido em polémica. Novas revelações, avançadas esta quarta-feira por aquele jornal britânico, engrossam a lista de envolvidos no escândalo.

De acordo com a investigação publicada agora, o treinador do Queens Park Rangers (que joga na segunda liga inglesa), Jimmy Floyd Hasselbaink, foi filmado pelos repórteres do The Telegraph, disfarçados de investidores asiáticos, num encontro num restaurante. Durante a reunião, o treinador mostra-se aberto à possibilidade de contratar jogadores da empresa fictícia dos jornalistas, e negoceia o suborno. Hasselbaink aparece no vídeo a tentar subir o preço do negócio até às 55 mil libras (perto de 64 mil euros).

No escândalo está também envolvido Massimo Cellino, o dono do Leeds United — outro clube que joga na segunda liga inglesa –, que é filmado a negociar com os repórteres a possibilidade de entrarem como investidores no seu clube. Durante as negociações, Cellino propõe à empresa fictícia que fique com 20% do Leeds United, e ainda explica como deve ser feito o negócio de forma a contornar as regras da FA relativas à posse de jogadores por empresas externas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O terceiro envolvido divulgado agora pelo The Telegraph é Tommy Wright, um treinador-adjunto do Barnsley FC, que foi filmado a aceitar 5 mil libras em notas, para ajudar os repórteres, disfarçados de empresários, a obter uma parcela do passe de alguns jogadores do clube. Durante a conversa, o treinador-adjunto do Barnsley garante que, além dos jogadores do seu clube, irá procurar outros jogadores que os jornalistas pudessem também comprar.

Entretanto, Tommy Wright já foi suspenso do clube, que anunciou “uma investigação interna relativa às alegações”. Já um porta-voz do treinador-adjunto negou “categoricamente” todas as acusações de atos “contrários à lei, à FA ou à FIFA”.

Na terça-feira, o The Telegraph publicou a primeira parte da investigação, relativa ao selecionador britânico, Sam Allardyce. Nos vídeos divulgados pelo jornal, Allardyce aparece a negociar 400 mil libras para aconselhar os supostos empresários a contornar as regras da FA nas contratações de jogadores.

Mais tarde, a FA demitiu o selecionador, considerando que o comportamento de Allardyce foi “inapropriado para um selecionador da Inglaterra”. O presidente da FA, Greg Clarke, disse ao jornal que a associação não tem poder para “erradicar as irregularidades financeiras”. “Não temos poderes judiciais, por isso não podemos obter uma ordem do tribunal para fazer uma coisa dessas”, explicou o responsável. O Telegraph, entretanto, já concordou em passar à polícia algumas das informações obtidas durante a investigação, que durou mais de dez meses.

Num comunicado conjunto, a FA, a Premier League e a Liga Inglesa de Futebol já anunciaram que “o futebol inglês leva a administração do jogo de forma extremamente séria”, e garantiram que “quaisquer alegações serão investigadas”, e que as autoridades serão informadas caso sejam encontradas “provas de crimes”.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora