Orçamento do Estado

Governo tem outro “coelho na cartola” que pode dar borla de IRC a prazo

170

"Expresso" avança que o Governo pode fazer encaixe financeiro imediato com reavaliação de ativos, uma medida que pode vir a favorecer as grandes empresas no longo prazo (e penalizar as PME).

FILIP SINGER/EPA

O Governo tem em vista mais um mecanismo para melhorar a execução orçamental deste ano, além do chamado “perdão fiscal”. A medida em cima da mesa passa por um incentivo fiscal para a reavaliação de ativos das empresas, avança o Expresso este sábado.

A medida consta de um decreto-lei aprovado pelo Conselho de Ministros de 22 de setembro. O governo garante que se trata de uma medida de apoio à capitalização das empresas mas um conjunto de fiscalistas contactados pelo jornal explicam que as empresas podem suportar mais imposto agora mas vir a beneficiar no futuro.

Em causa estão os ativos fixos tangíveis ligados às atividades comercial, industrial e agrícola, mas não só: propriedades de investimento também constam dos ativos que podem ser envolvidos nesta operação opcional (para as empresas).

Para o fisco, explica o Expresso, as empresas podem suportar um encargo maior nos próximos três anos mas depois podem recuperar esse imposto e sair a ganhar. Um dos fiscalistas contactados pelo jornal diz, mesmo, que a medida pode beneficiar as grandes empresas e prejudicar as PME (pequenas e médias empresas).

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt
Orçamento do Estado

Tributação com sal q.b.

Susana Claro
120

Quando se atingem níveis de tributação em que os impostos indiretos são responsáveis por metade do preço de venda dos produtos, há que indagar se não estará na altura de decidir que Estado queremos.

Incêndios

O governo da desistência nacional

Rui Ramos

Houve quem tivesse notado que nenhum outro presidente da república fora tão duro desde o general Eanes. Mas o ponto é que também nunca um chefe de governo foi tão frouxo na sua resposta ao presidente.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site