Uma canção pop da Arábia Saudita tem sido alvo de várias críticas pelo seu tema: a opressão das mulheres. O vídeo é protagonizado por várias mulheres, cobertas com véus islâmicos, que cantam palavras como “se ao menos Deus nos livrasse dos homens“. Em menos de uma semana o vídeo tem mais de dois milhões de visualizações. A canção dá pelo nome de “Hwages“, o que significa “preocupações“.

Na primeira parte do vídeo, as mulheres entram na parte de trás de um carro, com os típicos jihab negros a cobrir o rosto. O veículo é conduzido por um menor e, durante a viagem, as mulheres cantam, dançam e batem palmas enquanto cantam a letra: “Se ao menos deus nos livrasse dos homens”, ou ainda “Todos os homens poderiam cair no esquecimento”, conta o Washington Post.

Durante todo o vídeo, vemos as mulheres a andar de bicicleta, skate ou de scooters. Vão jogar basquetebol e bowling e dançam como se ninguém as estivesse a ver, numa discoteca. Ao mesmo tempo, cantam num ritmo enérgico sobre o desmantelamento do patriarcado. Este tema é, na Arábia Saudita tabu e incendiário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Há ainda espaço para que o presidente eleito Donald Trump apareça, de mansinho, no videoclipe, com um letreiro que diz “a casa dos homens“.

O vídeo foi criado pelo editor Majed al-Esa, da produtora 8ies Studios, que juntou um grupo carismático de mulheres que contrastam o véu islâmico negro com cores berrantes, ténis da moda e muitas bijutarias.

Mais de 15 mil pessoas fizeram um “não gosto” no vídeo, e outras 43 mil fizeram precisamente o oposto. Mais de nove mil comentários foram feitos, muitos deles em árabe. Ainda que muitos tenham desaprovado e criticado o vídeo, a verdade é que elogios também não faltaram.

Um dos jornais mais antigos do país, o Al-Bilad, elogiou o vídeo e observou que “a nova geração de mulheres é bem diferente da do passado“. Também a ex-mulher do príncipe Al-Waleed bin Talal, Amera al-Taweel, de 33 anos, partilhou o vídeo na sua conta do Twitter.

Veja algum feedback positivo que recolhemos: