O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e o presidente eleito Donald Trump tiveram uma conversa telefónica esta quinta-feira. Foram 12 minutos em que Marcelo começou por felicitar Trump pela sua eleição como 45º presidente dos EUA. Depois, o presidente da República lembrou o norte-americano da longas relações diplomáticas entre os dois estados — Portugal foi um dos primeiros países a reconhecer a independência do país, no século XVIII. Uma relação que Marcelo pretende ver prolongada no mandato de Trump, que toma posse a 20 de janeiro.

Nessa breve conversa, houve ainda tempo para Marcelo sublinhar a importância que a Base das Lajes tem para os Açores, uma região que tem sentido o desinvestimento dos últimos anos naquela estrutura militar norte-americana.

O contacto foi acertado entre as diplomacias dos dois países, com uma importante intervenção do embaixador norte-americano em Lisboa, Robert Sherman, cujo mandato termina no mesmo dia em que Donald Trump toma posse. Recorde-se que foi eleito a 8 de novembro presidente dos EUA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR