Papa em Fátima

O que os jornais estrangeiros escrevem sobre Fátima

723

De Espanha à Argentina, passando por França, Reino Unido e EUA, foram vários os jornais a acompanhar a vinda do Papa Francisco a Portugal para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta.

Paulo Novais/LUSA

O jornal espanhol ABC escreveu vários artigos, ao longo do dia de ontem, sobre Fátima. Textos com as palavras do líder da Igreja Católica na Capelinha das Aparições, à chegada ao Santuário, e durante a cerimónia da Bênção das Velas, com os testemunhos de peregrinos e do padre mais velho de Portugal, Joaquim Cunha. O jornal tem ainda um artigo dedicado aos filmes de João Canijo, “Fátima”, e de Jorge Paixao da Costa, “Jacinta”.

Também os espanhóis El Mundo e El Pais assinalaram as palavras do Sumo Pontífice em Portugal.

Os jornais italianos Il Corriere della Sera e o La Repubblica acompanharam o dia do Papa a Fátima. Destaque para os vários vídeos dos momentos mais importantes, publicados pelo La Repubblica. Ainda assim, o L’Osservatore Romano é aquele que tem mais textos sobre o assunto, tendo em manchete um artigo sobre a viagem do “peregrino da paz e da esperança“.

O jornal francês Le Figaro dedicou vários artigos a Fátima, nomeadamente reportagens e vídeos. Um dos artigos considera Fátima “uma das questões mais controversas da história recente da Igreja“. Na véspera da chegada do Papa a Portugal, publicaram uma entrevista ao padre Louis-Marie Arino-Durand, que escreveu um livro sobre Fátima.

Já o Le Monde optou por destacar o facto de a segurança estar reforça em Fátima com a vinda do Papa, num artigo que conta também com testemunhos de peregrinos.

O Guardian e o Times também assinalaram a vinda do Papa a Portugal, descrevendo os milhares de pessoas que se encontravam em Fátima.

Do outro lado do oceano, o jornal argentino Clarín acompanhou o dia de ontem de Francisco.

O New York Times também dedicou um artigo, repleto de fotografias de peregrinos no Santuário. Já o norte-americano Crux, portal de notícias dirigido pelo vaticanista John L. Allen Jr., acompanhou de perto a vinda do Papa a Portugal, tem como notícia principal um artigo sobre o dia de ontem e com as palavras do Papa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: rporto@observador.pt
Política

O vídeo das nossas vidas

Helena Matos
904

Beija-mão presidencial ao Papa em Monte Real. Um primeiro-ministro a brincar às amas. O país olha para o lado. E indigna-se com o "Correio da Manhã". É a propaganda, senhores. É a propaganda.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site