Há sete marinheiros norte-americanos desaparecidos na costa japonesa, depois de a contratorpedeiro em que seguiam ter colidido durante a noite com uma navio de carga filipino com praticamente o quádruplo do tamanho.

Os 20 tripulantes do navio filipino, operado pela empresa ACX Crystal, estão em segurança. Entre os norte-americanos, houve três feridos, entre os quais comandante do contratorpedeiro, Bryce Benson, que está estável. Segundo o Washington Post, ainda não é conhecida a gravidade dos ferimentos dos outros dois marinheiros que foram levados para o hospital naval de Yokosuka.

As buscas pelos sete marinheiros desaparecidos estão a ser feitas pelas autoridades norte-americanas e japonesas.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reagiu ao acidente no Twitter. “Os meus pensamentos e orações estão com os marinheiros do USS Fitzgerald e as suas famílias. Obrigado aos nossos aliados japoneses pela sua ajuda”, escreveu este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ainda não são conhecidas as causas por trás do choque entre os dois navios. De acordo com o Washington Post, o USS Fitzgerald, o nome oficial daquele contratorpedeiro da marinha norte-americana, circulava a três nós de velocidade — o que equivale a 5,6 quilómetros por hora — na altura do choque.

Depois do embate, o USS Fitzgerald conseguiu chegar à base naval norte-americana de Yokosuka, onde está destacado desde 2004.