São 13. Deitados num relvado, os camiões cisterna alinhados ao fundo e, por cima, como num manto que cobre o descanso precário, adivinha-se o fumo do incêndio que ainda lavrava a algumas centenas de metro dali. A imagem dos bombeiros portugueses a descansar tornou-se viral. Eram mais de 70 mil partilhas, mais de mil comentários e 19 mil “gostos”, nesta terça-feira de manhã. “Imagem que fala por si”, diz a legenda que acompanha a fotografia.

18/06/2017. Imagem que fala por si ????( Foto de Pedro Bras)

Posted by Respeito pelos Bombeiros on Sunday, 18 June 2017

É apenas uma das imagens republicadas pelos jornais espanhóis. El País e El Mundo têm estado em permanência a acompanhar a situação de Pedrógão Grande e não deixaram passar sem referência “a foto que retrata a exaustão dos bombeiros portugueses no incêndio” do distrito de Leiria, que se alastrou para os distritos vizinhos de Castelo Branco e de Coimbra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Depois de uma noite, e um dia de combate no incêndio florestal de Góis, também tivemos direito a 25 minutos de praia fluvial, ainda que encoberta pelo fumo..”, escrevia o bombeiro Pedro Brás, autor da foto. Seguia-se a referência às várias corporações convocadas para o combate a um incêndio que já ceifou 64 vidas e feriu outras 135 pessoas (números disponíveis na manhã de terça-feira): Tondela, Cabanas Viritato, Santa Comba Dão, Canas de Senhorim, Nelas, Mortágua, Viseu”.

Muda-se o ângulo e, no mesmo cenário, percebe-se que há mais bombeiros a descansar no chão de um parque infantil, somando corpos atirados ao chão. “Muita forla a todos os lutadores que colocam a sua vida em perigo para ajudar outros, mais ainda nesta situação horrível com tantas vítimas”, lê-se num dos comentários, em castelhano, à imagem partilhada pelo mesmo bombeiro.

Posted by Pedro Brás on Sunday, 18 June 2017

Algumas das imagens difundidas pela página de Facebook “Respeito pelos bombeiros”, com mais de 113 mil seguidores, motivaram comentários de desagrado pelas condições garantidas aos bombeiros voluntários que combatem os incêndios.

GUERREIROS!!!!!( 1,87 € hora……….)

Posted by Respeito pelos Bombeiros on Sunday, 18 June 2017

“Guerreiros”, diz a primeira parte da legenda da imagem de dois bombeiros deitados na pedra, no breve descanso. “1,87 euros à hora”, acrescenta-se, simplesmente, em baixo. A fotografia somava mais de 22 mil partilhas. “Uma vergonha o que ganham e mesmo assim dão a vida por nós”, assinalava uma das seguidoras da página.

No twitter, onde as imagens também começaram a circular, partilhadas por vários utilizadores, a hashtag “heróis” servia para reunir as fotos do combate aos incêndios e para prestar homenagem a esses bombeiros que estão no terreno desde a tarde de sábado.