Espécie de familiar compacto que procurava recuperar uma certa imagem revivalista dos carros americanos de outrora, o Chrysler PT Cruiser, modelo de imagem pouco conseguida e não muito sucesso na Europa, pode “renascer”, apesar de já ter saído de comercialização. Tudo graças à capacidade de inovação do preparador espanhol Hurtan, que decidiu agarrar num modelo que foi uma espécie de “patinho feio” e fazer dele o “cisne” que é o atraente descapotável Author, a fazer lembrar os modelos de luxo dos anos 30 e 40 do século passado.

Empresa com sede perto da localidade espanhola de Granada, a Hurtan possui actualmente uma oferta baseada em dois modelos: o Author, derivação descapotável do PT Cruiser que esteticamente remete para os automóveis pré-Segunda Guerra Mundial, e o Route 44, interpretação futurista de um comercial que, com apontamentos igualmente rétro, tem por base o Fiat Ducato.

11 fotos

Produzindo sob encomenda, com recurso a uma equipa de apenas 10 pessoas, que realiza todas as tarefas artesanalmente, o objectivo desta empresa espanhola é, segundo o seu director comercial, Juan Ignacio Hurtado, “criar carros especiais, para pessoas especiais”. Oferecendo produtos em que não só se propõe a satisfazer grande parte dos desejos de personalização dos seus clientes, como inclusivamente, e caso necessário, assume a responsabilidade de, a partir do momento em que a encomenda de um dos seus Author é oficializada, encontrar um PT Cruiser no mercado, a partir do qual é erigido o futuro carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Parte substancial do valor que os modelos Hurtan têm hoje, sendo que circulam já nas estradas francesas, italianas, checas e até dominicanas, advém do facto de serem fabricados de forma totalmente artesanal. O que leva a que cada unidade demore cerca de 400 horas a ser finalizada, até que esteja completamente adequado ao gosto e estilo do respectivo cliente – mais clássico ou mais desportivo.

Cada Author consegue ser, ainda assim, uma proposta acessível, pois cada unidade custar 35 mil euros, antes de impostos. Com os clientes a poderem optar ainda por uma série de opcionais, como seja o revestimento interior em couro, por 1.950€, ou um suporte para as malas, por 950€.

[jwplatform V0CnkQdN]

Do PT Cruiser, o Hurtan Author retém apenas a componente mecânica, como seja a direcção assistida, ar condicionado, aquecimento dos bancos e capota em lona de accionamento eléctrico. Ficando ao critério do cliente optar depois entre o quatro cilindros 2,4 litros naturalmente aspirado de 143 cv ou a variante do mesmo motor, mas com turbo, e a debitar 223 cv.

Quanto à escolha do modelo americano para base do carro espanhol (que, aliás, uma vez transformado, poucas semelhanças mantém com o original), Juan Ignacio Hurtado explica que se deveu “ao formato clássico da carroçaria”.

Já no fabrico do comercial Route 44, a Hurtan utiliza Fiat Ducato novas, sendo que os clientes podem optar por qualquer uma das motorizações comercializadas pela marca italiana. Uma vez adquirida a van, o preparador espanhol necessita de qualquer coisa como 370 horas para concluir a conversão.

Criada em 1992, a Hurtan nasceu da paixão do pai de Juan Ignacio Hurtado por carros clássicos. Era bate-chapas de profissão, trabalhou na Seat durante os anos 60, em projectos como o do Seat 800, assim como em várias oficinas em Granada. Mas sempre teve a ambição de vir a construir, um dia, o seu próprio automóvel.