Sam Shepard, ator e dramaturgo norte-americano, morreu na sua casa em Kentucky, nos Estados Unidos, confirmou o porta-voz da família ao The New York Times, esta segunda-feira. A notícia foi também confirmada pelo site Broadway World. O ator morreu rodeado dos filhos e irmãs. Shepard tinha esclerose lateral amiotrófica e morreu na sequência de complicações da doença. Tinha 73 anos.

Foi considerado mestre da dramaturgia norte-americana, pela Laura Pels International Foundation for Theater Award. Escreveu 44 peças de teatro, entre as quais “Curse of the Starving Glass” e “True West”. “Cowboys”, “The Rock Garden” e “La turista”, esta uma alegoria sobre a Guerra no Vietname, foram as primeiras peças de teatro que escreveu, na década de 1960. Recebeu um prémio Pulitzer de Teatro em 1979 pela peça “Buried Child”. Foi nomeado para outros dois prémios Pulitzer para “True West” e “Fool for Love”.

Shepard foi também nomeado para o Óscar de melhor ator secundário pela sua participação no filme “The Right Stuff”, de 1983. Sam Shepard participou no filme “Paris Texas”, de Wim Wenders no qual assinou o argumento. Ganhou com este filme a Palma de Ouro em Cannes.

Mais recentemente, Shepard participou na série da Netflix, “Bloodline”, de 2015. Interpretava a personagem de Robert Rayburn. O ator participou também no filme “Never Here”, que ainda não foi lançado mas foi exibido em junho no Festival de Cinema de Los Angeles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sam Shepard ao lado do ator Ben Mendelsohn durante uma digressão para promover a série da Netflix “Bloodline”, em 2015. (Foto de Mark Davis/Getty Images for Netflix)

No Twitter, o criador da série “House of Cards, Beau Willimon, lamentou a sua morte. “Sam Shepard é um dos melhores. Estes olhos viram tanto e ele escreveu sobre o que viu com uma honestidade destemida e intemporal. Descansa em paz, maestro”, pode ler-se na publicação.

Nascido a 5 de novembro de 1943 em Fort Sheridan, Illinois, Sam Shepard começou a escrever poesia e a representar ainda na adolescência e, mais tarde, quando estudava para ser veterinário decidiu juntar-se a um grupo de teatro e depois rumou a Nova Iorque.

Tocou bateria e guitarra no grupo rock Holy Modal Rounders, viveu com Patti Smith e Jessica Lange, parceria de quase trinta anos, e chegou a integrar, na década de 1970, a digressão “Rolling Thunder Revue”, de Bob Dylan.

Em Portugal tem publicados vários títulos, entre os quais “Loucos por amor”, “Crónicas americanas” e “O grande sonho do paraíso”.