Evolução

Lucy. A autópsia chega 3 milhões de anos depois

Com mais de 3 milhões de anos, e descoberta há mais de 40 na Etiópia, Lucy é o esqueleto de australopiteco mais completo de sempre. E poderá ter morrido por ter caído de uma árvore.
Arqueologia

Agricultores torturados e mortos... há 7 mil anos

Os povos que se tornavam sedentários disputavam terra fértil, espaço e alimento, mas mesmo assim os investigadores ficaram surpreendidos com as marcas de violência encontradas nesta vala comum.
Comportamento

Porque é que nos beijamos na boca?

Afinal, aproximar os lábios da boca da pessoa amada não é um comportamento próprio do ser humano. De onde veio o hábito? Não há certezas, mas há suspeitas.
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.
Evolução Humana

Será este o elo que faltava da evolução do Homem?

O fóssil do que será a mais antiga espécie do género Homo foi encontrado na Etiópia. É o mais antigo do Mundo, com 2,8 milhões de anos, e pouco mais novo que o mais recente Australopitecus.
Antropologia

Divisão de tarefas entre sexos já na pré-história

Já era conhecido que entre os caçadores-recoletores homens e mulheres tinham tarefas diferentes. Agora foi possível confirmar que entre os neandertais acontecia o mesmo.
Antropologia

Neandertais e Homo sapiens: em busca do primeiro filho

Descoberta de um fóssil na gruta de Manot, Israel, pode ajudar a esclarecer quando é que pela primeira vez nasceu um filho do cruzamento entre Neandertais e um Homo sapiens, criando o homem moderno.
Higiene

Operação “mãos limpas”

Os portugueses sabem lavar dinheiro mas… sabem lavar as mãos?!

Que humano é este?

Os ossos descobertos em 2013 misturam traços de duas espécies de humanos. Os cientistas são cautelosos ao falarem de uma espécie nova e apontam outras possibilidades.
Evolução Humana

Ninfa desvenda origem dos americanos

A descoberta de um esqueleto quase completo e do qual foi possível retirar ADN permite confirmar que os primeiros humanos na América e os índios tiveram origem na mesma população asiática.

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a